Celular Xiaomi é Bom?

Na hora de procurar um smartphone novo, é muito comum se deparar com várias marcas e modelos, em especial algumas que podem ainda ser novidade para grande parte dos brasileiros, como é o caso do Xiaomi.

Mas afinal, celular Xiaomi é bom? Bem, para responder está pergunta é necessário analisar uma série de fatores, assim como as configurações e a qualidade de cada produto, porém uma coisa é certa, os produtos desta marca apresentam um dos preços mais acessíveis da categoria.

No decorrer deste artigo, você conhecerá os 7 melhores celulares da Xiaomi, as vantagens e desvantagens de comprar um aparelho desta marca, e dicas de como fazer a escolha certa. Acompanhe!

Celular Xiaomi é Bom?
Celular Xiaomi é Bom?

Celular Xiaomi é Bom?

Celular Xiaomi é Bom? Sim, com certeza a Xiaomi é uma das melhores marcas da atualidade e seus celulares estão cada ano mais tecnológicos e inovadores, sem perder a característica de bom custo benefício.

Os modelos de entrada são os mais baratos e, ao mesmo tempo, os celulares com menos recursos secundários. Já as versões intermediárias são excelentes nos requisitos básicos, ao passo que apresentam algumas características diferenciais em quantidade de memória e resolução de tela. Ao fim, os smartphones tecnológicos da Xiaomi tem tudo o que você precisa para um processamento rápido e câmeras de última geração, mas neste caso será exigido um investimento superior.

Tendo isso em vista, a escolha do melhor celular da Xiaomi deste ano de acordo com seu perfil pode demandar muito esforço, por isso acompanhe os reviews que iremos realizar no item abaixo!

Melhores Celulares Xiaomi

Esta fabricante chinesa vem ganhando o mercado internacional desde sua origem em 2010, ou seja, é uma das marcas mais novas da modalidade e mesmo assim já tem um grande reconhecimento.

O catálogo de produtos da Xiaomi no Brasil só foi crescer recentemente, com o sucesso desta empresa no cenário nacional, acima de tudo, por ter um dos melhores celulares em custo benefício. Aliás, a parceria com a empresa brasileira chamada DL foi crucial para o fortalecimento das vendas e da produção em larga escala destes smartphones nacionalmente.

Baseando-se nestes aspectos, realizamos uma pesquisa minuciosa para listar os 7 melhores celulares da Xiaomi em 2024. Veja os resultados, logo abaixo, e atente-se aos pontos positivos e negativos de cada opção, para ao final concluir qual é o aparelho ideal!

Smartphone Xiaomi Redmi 9A

A nossa primeira indicação deste guia refere-se ao smartphone Xiaomi Redmi 9A, sendo uma excelente versão de entrada desta marca, para quem não pode investir um alto valor.

O Redmi 9A utiliza o processador MediaTek Helio G25 com 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão, que juntos proporcionam uma velocidade mediana na leitura de dados. Além disso, não é indicado para quem precisa de muito espaço para salvar arquivos.

Por outro lado, o sistema operacional Android 10.0 e o recursos Dual Sim, dão muitas possibilidades ao usuário. Outro ponto positivo é a bateria com capacidade energética de 5.000 mAh, sendo suficientemente capaz de suportar mais de 12 horas sem recarga.

A tela LCD com painel IPS de 6,5 polegadas é bem robusta e resolução de 1920 x 1080 pixels, ou seja, ideal para quem quer utilizá-lo para assistir filmes ou jogar. Seu design, além de moderno, pode ser escolhido em três opções de cores, são elas: verde, azul ou preto.

Já em relação às câmeras são duas: uma lente traseira de 13 MP com flash LED e outra frontal de 5 MP com HDR. Desta forma, você poderá acessar fotos em alta resolução e gravar vídeos até em Full HD.

As conectividades deste modelo também chamam a atenção, sendo Wifi e Bluetooth 5.0 como conexões sem fio e as portas de conexão cabeada via USB Tipo-C.

Ao final, é válido ressaltar outras funcionalidades e aspectos extras: GPS, infravermelho, leitor de digital, sensor de proximidade, etc. Contudo, um de seus principais pontos negativos é a conectividade de internet 3G, que já é considerada inadequada para a atualidade.

Prós
  • Preço acessível;
  • Sistema operacional de última geração;
  • Tela robusta;
  • Várias compatibilidades;
  • Armazenamento interno expansível;
  • Bateria com ótima autonomia.
Contras
  • Câmeras simples;
  • Não apresenta internet 4G.

Smartphone Xiaomi Redmi 8A

Dando continuidade na mesma linha, temos o modelo Redmi 8A que merece destaque nesta lista em relação ao bom custo benefício.

O Redmi 8A apresenta uma tela LCD robusta de 6,22 polegadas com painel IPS e alta resolução (1520 x 720 pixels). Além disso, a bateria de 5.000 mAh é muito superior à grande parte dos celulares de outras marcas, alcançando uma autonomia para mais de 12 horas contínuas.

O processador Qualcomm Snapdragon 439 com 2 GB, por sua parte, é suficiente para funções básicas enquanto o armazenamento interno de 32 GB é bem simples, sendo assim, para usos mais complexos haverá a necessidade de um aumento da capacidade via um cartão de memória Micro SD, sendo compatível com até 512 GB totais.

Seu design é moderno e exclusivo, sendo disponibilizado nas cores azul, cinza, vermelho e preto. As câmeras de 8 MP (frontal) e 12 MP (traseira) não apresentam nenhum recurso adicional, o que pode ser um problema para quem gosta de registrar fotos ou vídeos em alta resolução.

O smartphone Xiaomi Redmi 8A conta ainda com os seguintes fatores e funcionalidades secundárias:  Corning Gorilla Glass 5 (tela resistente contra respingos de água e poeira), diversas conectividades (4G, Wi-Fi, Bluetooth e USB Tipo-C), GPS, Dual SIM, sistema operacional Android 9.0 Pie, sensor de proximidade, entre vários outros.

Prós
  • Bom custo benefício;
  • Sistema operacional recente;
  • Tela com grandes dimensões;
  • Com Corning Gorilla Glass 5;
  • Com a tecnologia de conexão 4G;
  • Armazenamento interno expansível para até 512 GB;
  • Bateria com excelente autonomia.
Contras
  • Câmeras muito básicas.

Smartphone Xiaomi Redmi Note 8 Pro

Gostou do item listado anteriormente, mas achou suas configurações muito fracas? Então o modelo ideal para você é o Redmi Note 8 Pro da Xiaomi.

Este celular, além de ser leve e compacto, é muito completo e por isso tem um preço intermediário, no entanto, suas características mais comuns equivalem às câmeras mais potentes, tendo quatro lentes traseiras (64 MP, 8 MP, 2 MP e 2 MP) e uma frontal (20 MP), não é demais?

Seu processador Helio G90T com 6 GB de memória RAM confere excelentes características potentes, além de ter um armazenamento interno de 128 GB que pode ser expandido ainda mais, com a utilização de um cartão de memória Micro SD.

A tela de 6,53 polegadas com resolução de 2340 x 1080 pixels gera imagens com ótima definição e nitidez de cores. Ademais, a bateria de 4.500 mAh proporcionará um período de até 14 horas fora da tomada.

Em complemento, são muitas conexões possíveis, bem como: USB Tipo-C, NFC, 4G, Bluetooth 5.0 e Wifi. Além disso, ao investir neste smartphone você terá acesso às seguintes tecnologias e inovações: Corning Gorilla Glass 5, infravermelho, GPS, gravação de vídeos em 4K, sensor de proximidade, sistema operacional Android e, por fim, quatro opções de cor: verde, prata, preto e azul.

Prós
  • Ótimo custo benefício;
  • Design moderno, compacto e leve;
  • Sistema operacional;
  • Vários recursos adicionais;
  • Tela com grandes dimensões;
  • Armazenamento interno com muito espaço;
  • Bateria com grande autonomia.
Contras
  • Tela muito grande.

Smartphone Xiaomi Poco X3

A Poco é uma das linhas mais tecnológicas da Xiaomi e com o modelo Poco X3 não é diferente! Em contraponto, o valor deste aparelho é razoavelmente superior ao que vimos até agora.

Seu design exclusivo ganha muito destaque, principalmente pelo tamanho robusto com dimensões de 16,53 cm x 7,68 cm x 0,94 cm e a variação de cores (azul cobalto e preto). Contudo, seu peso acaba sendo muito alto (512 gramas), dificultando sua portabilidade e, sobretudo, a ergonomia do produto.

Porém nos requisitos internos você não terá arrependimentos, já que o Poco X3 utiliza o processador Qualcomm Snapdragon 732G com 6 GB e 128 GB de armazenamento interno.

A bateria de 5160 mAh é uma das melhores da modalidade, alcançando uma autonomia máxima de até 24 horas, dependendo do nível de utilização. A tela de 6,67 é muito grande com Dot Display e resolução máxima de 2400 x 1080 pixels.

Enquanto isso, as câmeras são ideais para quem preza por diversidade e qualidade: uma lente frontal de 20 MP e outras quatro traseiras de 64 MP, 13 MP, 2 MP e 2 MP. Tais câmeras, além de tirar fotos fantásticas, são capazes de filmar até na resolução 4K.

Para fechar esta review, não podemos esquecer das seguintes características próprias do smartphone Xiaomi Poco X3, que são: expansão da memória interna para até 256 GB, recarga turbo de 33W, inúmeras conectividades (NFC, Wi-Fi, 4G e Bluetooth e GPS), recurso Dual SIM, flash em LED, reconhecimento facial modo retrato e modo noturno.

Prós
  • Processador potente;
  • Design moderno e exclusivo;
  • Diversas tecnologias;
  • Bateria com grande autonomia;
  • Tela com ótimas dimensões;
  • Armazenamento interno expansível.
Contras
  • Preço elevado;
  • Estrutura com pouca ergonomia.

Smartphone Xiaomi Redmi 9C

Nossa quinta recomendação é o smartphone Xiaomi Redmi 9C, sobretudo, por ser um dos melhores celulares custo benefício. Desta forma, você poderá economizar e ao mesmo tempo ter um produto tecnológico.

Seu design moderno combina com a tela LCD de 6,53 polegadas e a resolução de 1600×720 pixels, sendo ideal para quem gosta de acessar jogos mobile ou filmes.

O Xiaomi Redmi 9C é ainda muito versátil, em razão do processador MediaTek e dos sistema operacional Android 10.0. Para complementar suas características de hardware, é valido citar o armazenamento interno de 64 GB com possibilidade de expansão via cartão Micro SD e os 3 GB de memória RAM, considerados intermediários.

Este aparelho conta também com um sensor frontal de 5MP e três lentes traseiras de 13 MP, 5 MP e 2 MP.

Além disso, os 5.000 mAh de capacidade energética, são ideais para ficar o dia todo fora da tomada. Apesar de suas grandes dimensões, o peso é muito baixo (196 gramas), o que resulta em um aparelho portátil e ergonômico.

Prós
  • Preço acessível;
  • Design moderno e robusto;
  • Sistema operacional de última geração;
  • Tela com ótimas dimensões;
  • Armazenamento interno com muito espaço;
  • Bateria com grande capacidade de armazenamento interno.
Contras
  • Poucos recursos secundários.

Smartphone Xiaomi Black Shark 3

O smartphone Black Shark 3 é nossa indicação de celular gamer, com configurações perfeitas para quem deseja um dos melhores celulares para jogos, ou até mesmo competir e ter grandes resultados.

O Xiaomi Black Shark 3 tem um design moderno e único, que além de ser leve, apresenta uma estrutura anatômica para não cansar sua mão durante a gameplay.

Seu grande diferencial é a memória RAM de 8 GB, superior à grande parte dos celulares gamers concorrentes. Além disso, você poderá salvar seu jogos favoritos em função do armazenamento interno de 128 GB e do processador Snapdragon 865 Qualcomm (SDM865).

Este aparelho disponibiliza ao usuário uma tela Super AMOLED de 6,7 polegadas com uma resolução máxima de 2400 x 1080 pixels. Já a câmera frontal de 20 MP e o trio de lentes traseiras com 64 MP, 13 MP e 5 MP, sendo assim também um dos melhores celulares para fotos, possibilitam fotos e vídeos em uma qualidade superior.

Em conclusão, leve em consideração as seguintes características: bateria com 4.720 mAh, sistema operacional Android 10.0, portas USB Tipo-C, conectividades via Bluetooth, 4 G e Wi-Fi, leitor de impressão digital, carregamento rápido, sensor de proximidade, GPS e muito mais!

Prós
  • Estrutura leve e ergonômica;
  • Design moderno e único;
  • Sistema operacional de última geração;
  • Tela robusta;
  • Armazenamento interno e memória RAM com muita capacidade;
  • Bateria com boa autonomia;
  • Processador potente.
Contras
  • Custo elevado.

Smartphone Xiaomi Mi Note 10

Para fechar nossos reviews com chave de ouro, nada mais justo que listar todos os principais pontos do celular mais moderno e recente da Xiaomi, neste caso o Mi Note 10.

É claro que o preço deste smartphone é alto, contudo o investimento vale muito a pena, para quem deseja ter um aparelho multifuncional.

O alto desempenho deste smartphone justifica-se pelo processador Qualcomm Snapdragon 865 (SM8250) em união com a memória RAM que pode ser escolhida nas versões com 8 GB ou 12 GB.

O mesmo ocorre com o armazenamento interno, com opções de 128 GB ou 256 GB, mas atente-se pois este dispositivo não é compatível com expansão.

A bateria de 4.780 mAh gera ao aparelho uma autonomia para até 15 horas de uso contínuo. Ademais, a tela Super AMOLED com 6,67 (2340 x 1080 pixels) permite ótimas imagens e vídeos em 4K.

As câmeras, no que lhe diz respeito, são 4 traseiras (108 MP, 13 MP, 2 MP e 2 MP) e uma frontal de 20 MP. Além do design moderno e a estrutura ergonômica, você poderá escolher sua versão entre as cores cinza, rosa ou verde.

Em síntese, são outros pontos positivos que merecem destaque: tecnologia Corning Gorilla Glass 5, flash Dual-LED, HDR, sensor de profundidade, recurso dual chip, etc.

Prós
  • Estrutura leve e ergonômica;
  • Câmera quádrupla com muitas funcionalidades;
  • Diversos recursos extras;
  • Tela com boas dimensões;
  • Bateria com ótima autonomia;
  • Processador e sistema operacional potentes.
Contras
  • Preço muito alto;
  • Armazenamento interno sem possibilidade de expansão.

Celular Xiaomi Vale a Pena?

Como pôde ser visto em nosso ranking dos 7 melhores celulares da Xiaomi, ficou bem claro que seus produtos são vantajosos, principalmente por sua característica de bom custo benefício.

Por outro lado, muitas pessoas reclamam da dificuldade de acessar a assistência técnica, o que pode ser um problema muito frequente nos aparelhos mais básicos. Tendo isso em vista, aconselhamos a compra das versões intermediárias e dos modelos tecnológicos, deste modo, você terá menos problemas neste sentido.

Aliás, o grande diferencial que faz tal marca valer a pena, é seu preço acessível até mesmo nos modelos da última geração. Com isso, você poderá utilizar um produto similar às linhas modernas da Samsung ou Apple, sem gastar tanto por isso!

Celular Xiaomi Vantagens e Desvantagens

Para você tirar sua contraprova sobre o que foi citado em todo este guia, o correto é avaliar as vantagens e desvantagens desta marca, assim como de cada um dos seus modelos e linhas.

Que os celulares da Xiaomi possuem preço baixo já é de conhecimento público, porém quais outras funcionalidades também são benéficas? Bem, será disso que iremos tratar neste item.

Lembre-se também, que como qualquer outra fabricante de eletroportáteis, a Xiaomi também apresenta pontos negativos, dos quais podem prejudicar sua experiência com o produto.

Pensando nisso, listaremos a seguir, as vantagens e desvantagens desta marca que é uma das que mais cresce neste setor atualmente, juntamente com algumas dicas cruciais para a sua compra. Confira!

Vantagens dos Celulares Xiaomi

De maneira geral, os celulares da Xiaomi apresentam muito mais vantagens do que desvantagens, no entanto, é necessário realizar uma comparação especifica entre as características próprias de cada modelo.

Porém, pode-se fazer um conglomerado de observações gerais, que servem para todos os seus produtos, para que você conheça um pouco mais sobre esta marca tão importante.

Sendo assim, os principais pontos positivos são: custo benefício, tecnologias, sistema operacional, processador, design, baterias e os demais recursos secundários. Observe:

Ótimo custo benefício

Obviamente a grande vantagem de investir nesta marca é a relação entre custo e benefício, ou seja, muitas funcionalidades primárias ou adicionais em concordância com um preço baixo.

Além deste fator, você terá à sua disposição uma série de escolhas, de produtos de entrada, intermediários, ou ainda linhas premium, ou seja, opções para todos os gostos e bolsos.

Diversas tecnologias

À cada lançamento de uma nova linha, você pode ter a certeza de tecnologias recentes, já que a Xiaomi é amplamente conhecida pela inovação no setor, não é à toa que esta marca cresceu tanto em menos de 10 anos.

Sendo assim, espere por novidades nas câmeras, telas, baterias, processadores e na portabilidade destes produtos!

Sistema operacional potente

A Xiaomi utiliza em seus smartphones uma interface própria chamada de MIUI, que é fabrica pela Android, o que demonstra a qualidade deste sistema.

Desta maneira, você terá um sistema operacional potente e versátil, com compatibilidades com todos os aplicativos Android, além de receber diversas atualizações de conteúdo e melhorias recorrentemente.

Design moderno

Diferentemente de sua entrada no mercado, hoje a Xiaomi evoluiu bastante neste quesito, apresentando linhas com inúmeras opções de cor, tamanhos e formatos.

Além disso, seus modelos mais recentes são tão compactos e leves, quanto os smartphones da Samsung ou Apple. Aliás, suas linhas mais recentes são uma das melhores do mercado internacional em resistência contra água, sujeira e impactos.

Baterias duráveis

A bateria é o divisor de águas dos celulares da Xiaomi, pois podemos cravar que você não encontrará nenhuma versão fraca neste sentido.

Via de regra, estes smartphones apresentam capacidades de armazenamento energético de 3.000 mAh até 5.000 mAh, capazes portanto, de atingir autonomias de uso que ultrapassam 24 horas, mas lembre-se que cada caso deve ser analisado separadamente.

Tela resistente e com boa resolução

Não basta apenas tem ótimas imagens, não é mesmo? Por isso, a Xiaomi além de apresentar telas com diversas opções de tecnologia ou de definição de cores, também utiliza recursos adicionais em sua tela, como a proteção Gorilla Glass, que evita danos causados por gotículas de água ou poeira.

Câmeras com alta resolução

O último ponto positivo desta marca, corresponde às suas câmeras. Na verdade, para obter bons resultados neste ponto, será imprescindível optar por versões intermediárias ou premium, já que as linhas de entrada são bem básicas nesta questão.

Tendo isso em vista, além de qualidade pra gravar ou fotografar, você irá se deparar com versões de câmeras duplas, triplas ou quadruplas.

Desvantagens dos Celulares Xiaomi

Como dissemos anteriormente, para uma comparação 100% eficaz, é indispensável levar em consideração os pontos baixos da marca. Veja:

Incompatibilidades

Como esta marca é chinesa, sua produção local é bem diferente da brasileira, por isso, podem ocorrer uma série de incompatibilidades, em especial com operadoras nacionais, além das tecnologias de internet sem fio.

Contudo, para resolver tal questão é muito simples, basta realizar uma consulta prévia. Além disso, com a internacionalização cada vez mais frequente, a Xiaomi já apresenta versões totalmente compatíveis com o cenário brasileiro.

Assistência técnica

Este talvez seja uma das principais preocupações do consumidor brasileiro, e com razão, já que a assistência técnica destes produtos no Brasil ainda é escassa, e dependendo da peça que apresentar problema, muitas vezes será mais vantajoso investir em outro produto. Assim sendo, leve todas estas dicas em consideração e faça uma compra perfeita!

5/5 - (1 vote)