Ter acesso à uma xícara de um café expresso logo pela manhã ou durante a tarde está cada vez mais fácil, e o melhor: sem perder as principais características de sabor, textura e aroma desta bebida tão indispensável aos brasileiros. Partindo desta questão, várias marcas possuem cafeteiras especializadas em café expresso, desde as mais comuns, até as automáticas e com cápsulas. Neste guia de compra sobre a Melhor Cafeteira Expresso, você conhecerá as opções de melhor custo benefício, marcas de qualidade comprovada, e um ranking com os 5 melhores modelos de cafeteira expresso do mercado brasileiro. Confira!
Qual a Melhor Cafeteira Expresso 2024
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um café expresso não é um bebida simples e rápida, mas sim uma bebida obtida sob pressão a partir de água quente mas sem ebulição (abaixo de 100°C). Desta forma, o termo “expresso” derivado da língua italiana, refere-se ao método e não à praticidade ou simplicidade do mesmo.
Assim sendo, caso você queira ter acesso à essa bebida tão tradicional em sua própria residência, saiba que é necessário um bom investimento, todavia ao comprar um aparelho correto para as suas necessidades, as vantagens são enormes. Para te auxiliar na procura do modelo ideal para você, listamos a seguir o review das 5 melhores Cafeteiras Expresso disponíveis para compra no Brasil, desde as mais simples, opções de cápsulas, até as mais sofisticadas. Outro fator, é que algumas máquinas apresentam não só a opção tradicional de café expresso, mas também funções secundárias, de cappuccinos, frapês, chás, bebidas quentes e frias, entre outras.
Acompanhe a seguir o ranking, que conta com marcas como Oster, Dolce Gusto, Mondial, Nespresso e muito mais. Observe:
Cafeteira Expresso Oster Prima Latte II
Primeiramente, temos a cafeteira expresso Prima Latte II da marca Oster, uma das opções mais vantajosas do mercado nacional, pois possui mais de uma opção, ou seja, há a possibilidade de preparar seu café expresso tanto com o pó tradicional de qualquer marca, ou até mesmo por cápsulas que conferem maior praticidade à essa máquina. Ideal para uso residencial tal equipamento possui várias funcionalidades, que permitem a produção não só de um expresso cremoso e tradicional, mas também outras bebidas quentes com base em café, como cappuccinos e pingados, tudo isso devido ao vaporizador acoplado ao aparelho primário.
Este modelo conta ainda com um design moderno em aço, na cor vermelha com detalhes em preto, sendo uma versão padrão. Aliás essa opção da Oster conta com uma bomba italiana que atinge até 19 Bar de pressão interna, o que é acima da média. Portanto, tal produto confere aromas e sabores semelhantes à máquinas superiores que normalmente atingem o mesmo grau de pressão da água. Além da pressão, um bom expresso também precisa de uma temperatura ideal, sempre quente porém abaixo do nível de ebulição da água e, com os três sensores térmicos presentes nesta cafeteira, a temperatura pode ser totalmente ajustada.
A Oster Prima Latte II disponibiliza também compatibilidade com as cápsulas da Nespresso, o que favorece a possibilidade de uma série de bebidas, sabores e combinações diferentes em um mesmo aparelho. Uma das poucas desvantagens deste modelo é o tamanho do reservatório de água, que não suporta mais que seu limite de 600 ml. Entretanto, ainda é um tamanho médio, proporcionando ao usuário até 10 porções de bebidas a cada reabastecimento. Assim sendo, esta cafeteira expresso possui todos estes benefícios. Você ainda pode ficar de olho em algumas promoções, pincipalmente em novembro na Black Friday, o mesmo modelo pode ser encontrado por até 10% a menos. Atente-se.
Cafeteira Expresso Philips Lattego
A Philips é uma das principais marcas de cafeteira expresso, disponíveis atualmente, sendo a linha Lattego uma das mais vendidas e melhor avaliadas no Brasil. O principal benefício da cafeteira Lattego é a praticidade, ou seja, poder preparar um café de forma rápida sem muitos esforços. Isto porque tal versão proporciona um variedade imensa de bebidas além do tradicional expresso, com bases de café e leites. Além disso, tal modelo prioriza a escolha do tamanho das porções e das intensidades do café, tendo compatibilidade com o pó de qualquer marca. Outra excelente vantagem é a capacidade do reservatório de água, de 1,8 litros, bem acima das medidas dos concorrentes, o que contribui para a praticidade do aparelho.
A cafeteira expresso Philips Lattego vem ainda com um vaporizador embutido tanto para a água quanto o leite, o que proporciona uma espuma e maior cremosidade à bebida, que é especificamente quente nesta versão. Tal máquina pode ser encontrada tanto nas versões de 127 v quanto em 220 v. Entretanto, tal equipamento atinge apenas 15 Bar de pressão, o que é básico para um equipamento destas especificações, não possui limpeza automática e é vendida por um alto valor.
Cafeteira Philco Coffee Express
O modelo Coffee Express da Philco, é uma cafeteira semiautomática que possui como principal característica a facilidade de fazer duas xícaras de café expresso por vez, para isto o equipamento possui dois filtros, um para cada preparo, sendo o menor para xícaras únicas e o maior para preparos duplos.
Esta cafeteira expresso conta ainda com uma série de variedade de bebidas possíveis com base em café e em leite. Entretanto, tal versão não é compatível com capsulas nem sachês, o que dificulta algumas produções.
Com uma pressão adequada de 15 Bar, 1,6 litros de capacidade do reservatório de água e vaporizador padrão, a cafeteria básica da Philco, é uma das melhores em custo benefício, já que possui um preço muito médio em relação aos seus concorrentes.
Cafeteira Expresso Nespresso Combo Inissia
A Cafeteira Expresso Nespresso Combo Inissia é uma das principais opções de cafeteiras expresso com base na tecnologia de cápsulas. Com um dos melhores custo benefícios para a categoria atualmente.
Tal máquina semiautomática conta ainda com um reservatório de 700 ml, ideal para residências e pequenos comércios. Com isso, você pode preparar inúmeros cafés elaborados de acordo com os sabores de cada cápsula, com o máximo de sabor e aroma, devido aos 19 Bar de pressão que a máquina atinge e 1260 w de potência que é muito superior, mesmo quando comparada com as cafeteiras expresso convencionais.
Tendo isso em vista, este aparelho é compatível com todas as cápsulas da Nespresso, tanto de bebidas frias quanto quentes, das mais diferentes bases, que vão desde um cappuccino até várias modalidades de cafés e chás.
Nescafé Dolce Gusto Mini Me Arno
A Nescafé Dolce Gusto Mini Me produzida pela Arno, é uma cafeteira de cápsulas totalmente automatizada, que facilita a produção de um porção de café por vez. É um dos modelos que mais facilitam a elaboração de inúmeras bebidas, já que possuem cápsulas não só de café, mas também de chás, frapês, achocolatados e cappuccinos tanto na versão quente quanto na fria.
Um ponto fraco deste modelo é não possuir um vaporizador externo, o que não faz tanta falta já que a bebida é muito cremosa, devido aos 15 Bar de pressão atingidos pelo aparelho e a potência de 1340 w. Outro ponto alto deste produto é a grande capacidade do reservatório, de 800 ml, sendo ideal para uma família ou comércio de médio porte. Por fim, a Nescafé Dolce Gusto possui um excelente custo benefício.
Como escolher a Melhor Cafeteira Expresso
Existem algumas características que você precisa levar em consideração no momento de comprar uma cafeteira expresso. Isso porque existem diferentes tipos de máquinas, e apenas algumas irão conseguir atender às suas necessidades.
Há cafeteiras expresso que são automáticas e semiautomáticas, existem outras que possuem baixa ou pouca potência, e assim por diante. Veja a seguir as principais características que você precisa avaliar no momento de escolher uma boa cafeteira. Confira:
Capacidade do Reservatório
A capacidade do reservatório de uma cafeteira expresso é extremante relacionada com a funcionalidade da mesma, ou seja, quanto maior o reservatório, maior a praticidade de utilizar o aparelho remotamente. Partindo deste princípio, para ser classificada com alta capacidade, este equipamento precisa suportar, no mínimo, 200 gramas de café.
Tendo isso em vista, a principal vantagem de uma alta capacidade é a quantidade de café que você pode fazer sem a necessidade de mexer com o filtro ou com a entrada de água, facilitando até a limpeza, que pode ser feita com uma frequência menor.
Assim sendo, não só reservatório de pó de café é importante, mas também as entradas de água, caso sejam externas ou internas, dependendo do modelo. Contudo, via de regra, um reservatório de água que possua uma capacidade de 700 ml até 1 litro, pode ser o suficiente para um residência, porém se o equipamento irá ficar em um escritório ou empresa, o recomendado é encontrar um aparelho um pouco maior que 1 litro.
Tipos de cafeteira expresso
Hoje em dia, são várias as tecnologias e modalidades de cafeteiras expresso disponíveis para compra, tanto residencial quanto profissional. De maneira geral, as principais marcas trabalham com os modelos de café coado, cápsulas e o café expresso. Todavia, em relação aos produtos de café expresso, é possível apenas encontrar duas categorias, o expresso tradicional e o expresso em cápsula, já que não há possibilidade de extrair o café expresso de uma máquina convencional de café coado, já que os processos são dissemelhantes. Veja abaixo, as diferenças:
Café Expresso Tradicional
Trata-se de máquinas de grande porte, encontradas em cafeterias, ou até mesmo modelos médios que podem ser utilizados em casa, de forma convencional, com os chamados “cachimbos”, por onde o pó já moído e torrado é inserido e o café expresso é extraído sob alta pressão e calor.
Café Expresso em Cápsulas
Tal versão, por sua vez, é mais recente e voltada para a produção caseira, de porções únicas de café. Assim sendo, as cápsulas já contém a quantia exata de insumo e a máquina totalmente automática extrai o produto. Entretanto, as capsulas possuem alguns conservantes, o que pode trazer notas diferentes ao sabor final do produto, entretanto a textura mante-se com a mesma cremosidade habitual. Outra vantagem das cápsulas, é que um mesmo aparelho o usuário pode acessar bebidas quentes e frias, das mais variadas bases e combinações, tudo isso apenas escolhendo um sabor diferente.
Potência
Ao escolher um produto, de qualquer natureza é de suma importância conferir a potência e a voltagem do equipamento, para saber se o mesmo é compatível com as especificações de sua rede elétrica. De maneira geral, os máquinas de cápsulas são comercializadas tanto em 127 v quanto em 220 v, porém os maquinários maiores, recomendados para restaurantes, bares e padarias, normalmente são vendidas em 220 v, aliás quase não existem opções de cafeteiras bivolt no Brasil. Contudo, é essencial consultar tais informações antes de oficializar a compra de sua cafeteira expresso, independentemente da categoria da mesma.
Outra recomendação notória é de sempre instalar sua cafeteira próximo à uma tomada compatível com sua voltagem, para evitar o uso de extensões ou outros acessórios que podem causar acidentes ou até mesmo diminuir a eficiência ou o funcionamento do equipamento e danificar seu produto.
Pressão
Como a pressão é uma parte essencial da extração de um café expresso, tal fator é de extrema relevância em uma cafeteira expresso, independentemente se a mesma é convencional, profissional ou de cápsulas.
Partindo deste ponto, uma cafeteira que atinja pelo menos 9 Bar, já é considerada uma máquina eficiente para a produção de um verdadeiro café expresso que não perde nenhuma de suas características essenciais.
Além disso, uma máquina com uma pressão elevada, confere uma maior cremosidade à bebida final, além de auxiliar na extração de sabores e aromas do grão de café. Portanto, se deseja comprar uma cafeteira para sua casa ou escritório e pretende investir um bom valor para isto, procure por uma opção de 15 Bar de pressão, e caso você esteja à procura de um equipamento profissional de qualidade acima da média, garanta, pelo menos, uma pressão média de 20 Bar.
Variedade de Bebidas
Nos dias atuais, pode-se encontrar versões de cafeteiras manuais, semiautomáticas e até automáticas. Deste modo, caso você queira um produto de qualidade com pouco esforço, e por um preço médio, escolha uma máquina semiautomática. Agora se você deseja um produto acima da média, e sem qualquer esforço procure por uma cafeteira expresso totalmente automatizada, porém para isso você terá que desembolsar um alto valor de investimento.
Para uma residência é possível escolher um opção semiautomática assim como os aparelhos de cápsula, que precisam de poucos passos e vocês consegue acessar uma variedade de bebidas, tanto quentes quanto frias, e não só a base de café de ervas e lacticínios. Deste modo, pode-se ainda comprar vários sabores e obtê-los em um mesmo aparelho.
Já em restaurantes e padarias, onde há um grande fluxo diário de pessoas, e é necessário obter várias porções ao mesmo tempo, o ideal é escolher um aparelho totalmente automático que atenda tais demandas. Para ter uma maior variedade de bebidas, escolha uma máquina que possua vaporizadores, deste modo você poderá efetuar bebidas à base de leite como cappuccinos e o famoso pingado, com um alto grau de cremosidade e temperatura.
Funções extras
Por fim, ao escolher uma marca e modelo de cafeteira expresso, confira quais são as principais funções que acompanham o aparelho. Algumas funções são bivolt, outras possuem vaporizador, sistemas de auto limpeza, triturador e torrador de grãos, reservatórios extras de água e café, funcionalidade de utilizar qualquer marca de café, possibilidade de utilizar outras bases para as bebidas entre outras. Portanto, atente-se aos detalhes!
Melhores Marcas de Cafeteira Expresso
Bem, agora que você já conheceu as 5 melhores Cafeteiras Expresso, e todos os aspectos e características importantes neste produto, é o momento de conhecer as principais marcas do setor, que te ajudará a escolher qual cafeteira comprar.
Normalmente os consumidores costumas confiar nas marcas que já teve experiências anteriores, o que não é uma decisão totalmente errada, mas existem formas mais acertadas de compreender quais são as marcas de maior qualidade atualmente. Tendo isso em mente, realizar pesquisas na internet, principalmente nas lojas que comercializam virtualmente o produto desejado, e comparar os comentários entre os compradores e as especificações do modelos é a forma mais eficiente de conhecer a marca mais profundamente.
De maneira geral, algumas marcas destacam-se neste setor, são elas: Oster, Dolce Gusto, Mondial, Nespresso, entre outras. Além destas, existem ainda opções voltadas para equipamentos superiores e opções comerciais, correspondentes ao uso profissional, assim como a Saeco, Philips, Britânia e muitas outras que voltam suas produções para tal nicho.
Portanto, de acordo com o número de vendas, qualidade do produto, e recomendações positivas dos compradores, a melhor marca de cafeteira expresso atualmente é a Philips, que possui desde opções básicas, até maquinários profissionais exclusivos para bares e cafeterias. A Philips tem origem holandesa e possui diversos produtos espalhados por todos os continentes, e exclusivamente em relação às máquinas de café expresso, são as que possuem maiores funcionalidades tecnológicas. Além disso, seus equipamentos são os melhores avaliados no requisitos durabilidade, o que é essencial em um produto que demanda um alto investimento.
Melhor Cafeteira Expresso Custo Benefício
Para ser considerada a melhor cafeteira expresso em relação ao custo benefício, será de suma importância o modelo ter um preço baixo quando comparado aos concorrentes além de possuir funcionalidades adequadas e produzir um excelente produto final. Para além destes requisitos, vale ressaltar que tal característica é subjetiva e depende de muitos aspectos pessoais, como poder de compra, preferências estéticas, de produtos e funcionalidades.
Seguindo tais regras, citamos como exemplo válido de cafeteira expresso com um bom custo benefício o modelo Mondial C-08. Esta cafeteira é considera um excelente preço para a categoria. Além disso, esta opção conta com a facilidade de escolher o pó de café de qualquer marca, sem a necessidade de utilização de cápsulas e produz até duas xícaras de café de uma vez, sem contar na qualidade do produto, que pode ser alcançado de acordo com o pó de café utilizado, já que cabe ao usuário comprar um café mais simples ou um pó de maior qualidade.
Entretanto, é preciso ficar atento que o modelo é semiautomático, ou seja, exige uma maior atenção do início ao fim do procedimento. Por fim, a Mondial C-08 é basicamente uma cafeteira doméstica, mas conta com recursos extras vantajosos, bem como o vaporizador de leite essencial para ter um café com leite ou cappuccino mais cremoso, e a funcionalidade híbrida de filtros, ou seja, opção para um café simples ou duplos. Outro fator que pode ser considerado uma desvantagem é a falta de uma opção de limpeza automática, sendo que este modelo deve ser limpo manualmente.
Por fim, esse é apenas um exemplo e você pode escolher entre muitos outros disponíveis atualmente no mercado, assim sendo, fique sempre atento às características do produtos e às promoções que podem te ajudar a acessar tal produto com um belo desconto. Boas compras!