Melhor Aparelho para Transformar TV em Smart TV

Melhor Aparelho para Transformar TV em Smart TV

Nem sempre é possível investir na melhor Smart TV e além disso, os televisores convencionais costumam ter uma durabilidade muito superior. Por isso, um aparelho para transformar TV em Smart TV pode ser uma opção viável, ou seja, independentemente se a sua televisão for de tubo, plasma ou LCD, você poderá ter a praticidade e funções de uma Smart Tv caso invista em uma TV Box.

Tal aparelho está cada vez mais conhecido, e muitas pessoas já optaram por este dispositivo, que é mais praticável do que comprar uma nova televisão apenas pelos recursos adicionais.

Neste artigo, você ficará por dentro de todas as possibilidades desta transformação, melhores aparelhos Tv Box e quais critérios utilizar para a compra. Acompanhe!

Melhor Aparelho para Transformar TV em Smart TV
Melhor Aparelho para Transformar TV em Smart TV

Aparelho para Transformar TV em Smart TV

Enfim, como transformar sua Tv em Smart TV? Bem, tal procedimento é feito por algumas modalidades de aparelhos que alteram as características do televisor inicial, atribuindo funções secundárias.

Além das já conhecidas TVs Box, atualmente o Google lançou o Chromecast, que é um dispositivo pequeno e leve, com uma aparência muito semelhante ao de um pendrive.

Nesta modalidade, para funcionar é necessário que o televisor tenha uma porta de HDMI para conectá-lo. Uma grade vantagem desta categoria é a facilidade de ter em mãos aplicativos tanto para IOS quanto para Android para poder realizar todas as funções diretamente de seu smartphone.

Já para o Windows Phone o aparelho semelhante é o Tubecast, que neste caso, possui menos funcionalidades do que o aparelho do Google.

Além disso, fique atento, pois muitos equipamentos de TV Box mais recentes, já possuem o Chromecast integrado, o que pode abrir um novo leque de possibilidades ao consumidor.

Desta forma, as TV Box são as melhores escolhas para este procedimento, já que essa categoria de dispositivo, possibilita ao usuário assistir filmes, séries, vídeos e acessar aplicativos como Netflix, Youtube, Amazon Prime, Globo Play, entre outros.

Aliás, dependendo da categoria da TV Box e do sistema operacional, você terá conectividade à internet e poderá acessar redes sociais, jogar games, armazenar dados e navegar por sites de modo ilimitado.

Sendo assim, transformar uma TV comum em Smart TV pode ser muito simples, basta ter em mente o valor que você pode gastar, listar o número de funcionalidades que pretende atingir e, por fim, escolher a melhor opção para suprir suas necessidades e gostos específicos.

Sequencialmente, conheça as melhores Tv Box de 2021 em compatibilidade, preço e funções adicionais. Confira!

Melhor Aparelho para Transformar TV em Smart TV 2021

​Com o avanço tecnológico a quantidade de informação e entretenimento disponível na atualidade é exorbitante, para isso é imprescindível ter uma televisão com acesso à internet e que possua recursos tanto úteis quanto práticos.

Contudo, escolher qual Tv Box comprar pode demandar tempo de pesquisa, pois nem todas as opções são compatíveis com o seu televisor e muitos outros aspectos podem pesar na escolha final.

Tendo isso em vista, este guia preparou um ranking das 7 melhores Tv Box de 2021, para que você possa encontrar a opção mais viável facilmente. Veja, logo abaixo, cada item detalhado quanto aos prós e contras:

TV Box Aquario STV-2000

A primeira indicação deste manual é o STV-2000 da marca Aquario. Tal TV Box apresenta uma resolução em 4K e uma fácil instalação, sendo também uma das mais vendidas no mercado nacional.

Em relação ao armazenamento, este produto acaba sendo bem básico, devido aos 8 GB de capacidade interna e apenas 1 GB de memória RAM. Todavia, tal equipamento é compatível com HD externo e cartões de memória para amplificar externamente sua capacidade de armazenamento.

O desempenho é outra característica muito válida neste aparelho, tendo inúmeras recomendações positivas pelos usuários.

Já as conexões, podem ser feitas por Bluetooth e Wi-Fi ou ainda pela porta em HDMI. O sistema operacional Android 7.1 e o recurso extra de proteção de dados complementam este dispositivo que apresenta um bom custo benefício.

São outros aspectos próprios do STV-2000: o peso de 390g e as dimensões de 5 cm x 15 cm x 20 cm, que facilitam o transporte de um cômodo ou, até mesmo, possibilitando levar o aparelho para viagens.

Prós
  • Bom custo benefício;
  • Instalação simples;
  • Acompanha controle remoto;
  • Ótimo sistema operacional;
  • Alta resolução de imagem;
  • Possibilidade de expansão de capacidade externa;
  • Conexão sem fio e portas de entrada;
  • Leve e compacto.
Contras
  • Pouco espaço de armazenamento interno.

TV Box Elsys ETRI01

Na segunda posição deste ranking, encontra-se a TV Box ETRI01 da Elsys, que possui como principal característica, a conexão via internet e a resolução Full HD

A Elsys ETRI01 possui o sistema operacional Android TV 8.0, memória com capacidade para 8 GB de armazenamento e memória RAM de 1 GB de armazenamento, constituindo um produto bem básico.

Com este dispositivo, você poderá acessar uma série de aplicativos, bem como: Globo Play, Youtube e Netflix, que já vê instalados de fábrica. Além disso, você pode baixar muitos outros programas, jogos, filmes e séries.

O peso médio de 400g e o tamanho de 19,5 cm x 9,6 cm x 0,6 cm, proporcionam uma design compacto ao modelo, que conta ainda com conexões via HDMI e Bluetooth.

Este aparelho possui um controle remoto com captação de som, tendo compatibilidade com comando por voz, que melhora consideravelmente a praticidade do dispositivo, facilitando as buscas e a navegação por sites e aplicativos.

São outras características positivas do ETRI01: instalação simples, pareamento veloz, Chromecast integrado, compatibilidade com joysticks, mouses, teclados e fones de ouvido, etc.

Prós
  • Compatibilidade com vários aplicativos;
  • Ótima resolução de imagem;
  • Instalação prática;
  • Chromecast integrado;
  • Sistema Bluetooth e porta HDMI;
  • Acompanha controle remoto;
  • Comandos por voz.
Contras
  • Pouca capacidade de armazenamento.

TV Box Amazon Fire Stick Lite

A terceira TV Box que iremos avaliar é o modelo exclusivo da Amazon, chamado Fire Stick Lite. Este equipamento possui compatibilidade com a assistente virtual Alexa, possibilitando desde comandos simples até os mais complexos, realizados diretamente pela voz do usuário.

O Amazon Fire TV Stick Lite é uma excelente escolha para os consumidores que estão à procura de um equipamento que entregue várias funções extras.

Com um design compacto e leve, o sistema operacional deste modelo é um dos mais velozes e intuitivos do mercado atual. Tendo instalados de fábrica os seguintes aplicativos: Amazon Prime Video, Twitch, Crunchyroll, Netflix, Youtube, etc.

O ponto negativo deste aparelho é a falta de compatibilidade com o aplicativo Globo Play, porém existem muitas outras opções para suprir tal perda.

Neste dispositivo, que possui apenas 8 GB de memória interna, você encontrará uma série de recursos e por um preço compatível com tantos benefícios.

Prós
  • Sistema rápido e eficiente;
  • Com comandos de voz (Alexa);
  • Várias funcionalidades adicionais;
  • Bom custo benefício;
  • Possibilidade de expansão de armazenamento;
Contras
  • Sem o aplicativo Globo Play;
  • Pouco armazenamento interno.

TV Box Proeletronic SmartPro

A TV Box Proeletronic SmartPro é uma dica interessante para os usuários que procuram ótimas funcionalidades, sem abrir mão da velocidade de carregamento e exibição.

Este equipamento conta com o sistema operacional Android 7.1, 2 GB de memória RAM e 8 GB de armazenamento interno, que tornam o SmartPro um dos mais aparelhos mais eficazes desta lista.

Com o Proeletronic SmartPro, você poderá utilizar aplicativos diversos, desde streaming até jogos e programas. O sistema operacional Android 7.1, possibilita ainda o acesso à loja de aplicativos Google Play Store, para baixar aplicativos gratuitos e pagos diretamente em sua televisão.

As conexões deste modelo podem ser feitas por HDMI e A/V, havendo alternativas para cartão de memória, entre outras portas secundárias.   Por fim, outro fator vantajoso é o preço acessível desta linha de TV Box da Proeletronic.

Prós
  • Preço acessível;
  • Alta resolução de imagem;
  • Boa velocidade de processamento;
  • Instalação funcional;
  • Portas HDMI E A/V;
  • Várias opções de conexão.
Contras
  • Armazenamento interno básico.

TV Box Xiaomi Mibox S

Assim como em qualquer lista de eletrônicos, a Xiaomi também marca presença em nosso manual com seu modelo Mibox S, que possui resolução em 4K e sistema operacional Android TV.

O Mibox S apresenta um dos designs mais compactos deste ranking, pesando apenas 104g e medindo 17,3 cm x 10,2 cm x 5,1 cm.

O sistema operacional Android 8.1 é um destaque à parte, que contribui para o aparelho ser superior à versões mais básicas de TV Box.

Este equipamento da Xiaomi apresenta 2 GB de memória RAM e 8 GB de armazenamento interno, que pode ser aumentado com a implementação de um cartão de memória.

Do mesmo modo, a conexão deste modelo é feita pela porta de entrada em HDMI 2.0. Com uma instalação simples, tal dispositivo apresenta um bom custo benefício, sendo um dos mais recomendados por compradores anteriores.

Prós
  • Bom custo benefício;
  • Sistema operacional Android 8.1;
  • Simples instalação;
  • Alta resolução de imagem e som;
  • Possibilidade de expansão;
  • Boa capacidade de armazenamento.
Contras
  • Aparelho com certa fragilidade.

TV Box Roku Express

A sexta recomendação deste manual a TV Box Roku Express, um dos aparelhos mais recentes da modalidade e que possui um sistema muito ágil, tendo ainda um valor de venda bem acessível.

Este aparelho possibilita ainda o acesso à uma série de aplicativos e programas, com controles simplificados.

O ponto negativo deste dispositivo é a incompatibilidade com a conexão via Bluetooth, o que dificulta o acesso com muitos aparelhos que utilizam tal tecnologia. Aliás, este modelo é compatível apenas com a rede Wi-Fi de 2.4GHz.

Por fim, este dispositivo consegue acessar aplicativos de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video e Globo Play, com uma tecnologia de exibição em Full HD.

Acompanhe os pontos positivos e pontos negativos da TV Box Roku Express:

Prós
  • Design moderno e compacto;
  • Sistema operacional simples;
  • Alta compatibilidade;
  • Acompanha controle remoto;
  • Preço acessível.
Contras
  • Conexão exclusiva com a rede Wi-Fi 2.4GHz;
  • Não possui conectividade Bluetooth;

TV Box Intelbras Tv Izy Play

A última dica deste ranking é o Intelbras Tv Izy Play com uma série de vantagens únicas e com um preço adequado para o que proporciona.

A capacidade para 8 GB de memória interna e a memória RAM de 1 GB, compõem um equipamento simples, mas ao mesmo tempo útil para as funcionalidades padrões de uma TV Box.

Possui ótimas opções de conectividade, como Bluetooth, HDMI e micro USB, que dão maiores praticidades ao usuário. Além disso as resoluções comportadas de 720p, 1080p e 60 fps contribuem para uma imagem definida e com excelente nitidez de cores.

Este dispositivo da Intelbras conta com um design básico na cor preta, que combina com qualquer ambiente, sendo ainda muito leve e compacto. Aliás, tal equipamento possui fácil instalação e pode ser levado em viagens ou trocado de cômodo facilmente, por conta de suas dimensões.

Prós
  • Possibilidade de expansão do armazenamento;
  • Várias opções de conectividade;
  • Alta compatibilidade;
  • Acompanha controle remoto;
  • Bom custo benefício.
Contras
  • Pouca capacidade de armazenamento interno.
  • Aparelho simples e frágil.

Como escolher o aparelho para Transformar TV em Smart TV

Após conhecer as principais opções de TV Box, ficou bem óbvio que escolher um aparelho para transformar TV em Smart TV é simples se você sabe previamente quais as características você espera de um dispositivo do gênero.

Assim sendo, opções de tecnologias, sistemas operacionais e valores são muito diferentes, e se você busca economia ou eficiência, sempre haverá um produto ideal!

Para exemplificar, listamos os principais critérios de compra que precisam ser priorizados para fazer a compra certa, bem como: capacidade de armazenamento, memória RAM, sistema operacional, resolução, conexões, compatibilidade, configurações e funcionalidades extras.

Observe, a seguir, a descrição de cada parâmetro que deve ser levado em consideração na escolha deste produto:

Memória RAM

Consultar memória RAM é imprescindível para entender a praticidade que você terá ao utilizar vários aplicativos ou programas ao mesmo tempo. Assim sendo, quanto maior for a capacidade da memória RAM, menos travamentos você terá na funcionalidade de seu aparelho.

Por isso, recomenda-se um dispositivos com mais de 4 GB de armazenamento, porém caso você esteja disposto à investir um pouco mais, no mercado atual já existem modelos com mais de 10 GB.

Da mesma forma, o armazenamento interno pode ser muito útil para o usuários, já que tal aspecto disponibiliza a função de salvar arquivos e conteúdo no próprio dispositivo.

Quanto à capacidade de armazenamento pode-se encontrar modelos que possuam de 1GB até 32 GB. Vale lembrar, que em algumas TV Box há a praticidade de aumentar tal capacidade externamente por meio de cartões de memória.

Sistema operacional

O sistema operacional, por sua vez, também evidencia a compatibilidade do aparelho. De maneira geral, as TVs Box utilizam o sistema Android TV, com exceção do modelo da Apple, que é constituído pelo sistema IOS.

Além de conferir essas características, é necessário conhecer o nível de atualização do aparelho que irá influenciar consideravelmente ao desempenho do dispositivo correspondentemente ao aparelho primário e a qualidade do sinal.

Por isso, dê preferência aos sistemas mais otimizados, bem como as versões entre 7.1 e 9.0.

Processador

As TVs Box têm como principal componente interno, o processador. Este fator influencia principalmente na velocidade com que a informação é compartilhada entre o aparelho e o televisor, resultando em uma melhor experiência, dando ainda mais qualidade à imagem, caso o processador tenha uma boa procedência.

Isto posto, busque um processador que seja novo ou que possua um alto índice de atualização, sem perder eficiência em nenhum parâmetro.

Resolução da imagem

Assim como os itens anteriores, a resolução da imagem é de vasta importância para ter uma experiência à altura do investimento na TV Box, portanto busque sempre uma resolução FULL HD 4K, pois mesmo que sua televisão não suporte, a qualidade final será muito superior às outras configurações.

Aliás, vale citar que seu televisor somente poderá refletir a imagem em alta resolução se a mesma for compatível com tal tecnologia.

Por fim, você poderá optar ainda por aparelhos com as seguintes resoluções: HD, Full HD e 4k.

Conexões

Posteriormente, a quantidade de conexões é muito importante para poder aumentar a compatibilidade do produto, abrindo possibilidades para portabilidade USB (para HD externo ou pen drive) ou até mesmo para cartão de memória, aumentando assim, a capacidade de armazenamento do aparelho.

Além disso, há versões mais tecnológicas possuem a característica de conectividade Bluetooth e Wireless, dando mais praticidade às funções básicas.

Assim sendo, muita atenção ao número de portas para conexão que o dispositivo apresenta, ou seja, quanto mais melhor!

Funcionalidades secundárias

Por fim, tem-se ainda alguns recursos ou características extras, que podem ser essenciais para a sua escolha, pois pode melhorar ainda mais a eficácia do aparelho.

A instalação de uma TV Box, via de regra é muito simples, porém é preciso saber se o modelo exige abastecimento de energia na fonte, o que irá demandar uma tomada para o aparelho. Todavia, a grande parte destes modelos são conectados apenas por um cabo HDMI ou RCA diretamente à TV.

Vale ressaltar, que alguns produtos acompanham um controle remoto para as configurações, mas pode-se encontrar opções que viabilizam as ações por meio de um aplicativo pelo smartphone.

Outra característica que deve ser comparada neste dispositivo é o tamanho, que pode favorecer o transporte do produto, se necessário. Aliás, você encontrará modelos com pesos diferentes, até cores e designs, que podem ser escolhidos para combinar com os seu aparelho primário.

Ao final, atente-se sempre, para consultar se tais especificações não geram um aumento significativo do preço, tornando a compra inviável.

Melhor aparelho para Transformar TV em Smart TV Custo Benefício

Entre tantas opções disponíveis no mercado atualmente, sem dúvidas, investir em uma TV Box dará ao consumidor vantagens superiores do que qualquer outro aparelho que possa transformar sua televisão convencional em Smart TV.

Desta forma, conhecer as funções que você procura é indispensável, para que assim, você possa afunilar as opções. Outro fator relevante é determinar um faixa de preço para a procura, para não investir em um equipamento muito caro e que não dê retorno ao valor pago.

Compreendendo isto, fica claro que escolher a melhor TV Box pode ser uma apuração individual, ou seja, com diferentes resultados para cada consumidor.

Porém, para exemplificar, a melhor escolha deste guia em relação ao custo benefício deste artigo é a TV Box Xiaomi Mibox S, que além de ser fabricada por uma marca ascendente no mercado eletrônico, você terá acesso à vários recursos secundários, sem precisar gastar muito.

A Xiaomi é uma empresa multinacional, com origem na China, mais especificamente na cidade de Pequim, onde também é sua sede matriz. Esta marca produz uma série de eletrônicos, desde celulares, relógios, Smartbands, notebooks, fones de ouvido, acessórios e, é claro, TVs Box.

Tal marca foi fundada em 2010, sendo considerada muito nova para o sucesso que já possui, o que demonstra a qualidade e a integridade da empresa que, por sua vez, investe muito em tecnologia e inovação tecnológica todos os anos.

A nossa escolha de melhor TV Box custo benefício, foi elencada em razão da qualidade deste produto, principalmente pela resolução em 4K e sistema operacional Android TV 8.1, que contribuem consideravelmente para melhorar a experiência gráfica e de praticidade do usuário.

O Mibox S apresenta ainda uma aparência contemporânea e tecnológica, que combinam com seu aspecto compacto e leve. Quer um modelo portátil, ou seja, que pode ser levado com você para qualquer lugar? Então essa é a sua melhor escolha!

Além disso, este dispositivo apresenta ótima memória RAM, maior até que os modelos mais caros desta lista, possibilitando uma maior velocidade de processamento, e o melhor: sem travar!

Assim sendo, este modelo vale a sua atenção, por estes e muitos outros fatores. No entanto, se você prefere uma outra marca, existem opções da Intelbras, Apple e até mesmo da Amazon.

Sob este aspecto, fica ao seu critério, o importante é garantir um preço justo, que lhe dê retorno em funcionalidades de acordo com o valor investido. Por fim, não se esqueça de sempre conferir a compatibilidade do equipamento com a sua televisão.

Gostou de nosso guia? Continue acompanhando para mais análises, conheça os melhores critérios de compra e faça sempre a melhor escolha!

Imagem padrão
Max
Editor Chefe do Conectiva, Max é Paulistano, pai de 2 meninas lindas. Apaixonado por tecnologia Max criou o Conectiva para trazer todo o seu conhecimento sobre diversos produtos e periféricos do meio.
Artigos: 85