Celular Xiaomi é Bom?

Celular Xiaomi é Bom?

Na hora de procurar um smartphone novo, é muito comum se deparar com várias marcas e modelos, em especial algumas que podem ainda ser novidade para grande parte dos brasileiros, como é o caso do Xiaomi.

Mas afinal, celular Xiaomi √© bom? Bem, para responder est√° pergunta √© necess√°rio analisar uma s√©rie de fatores, assim como as configura√ß√Ķes e a qualidade de cada produto, por√©m uma coisa √© certa, os produtos desta marca apresentam um dos pre√ßos mais acess√≠veis da categoria.

No decorrer deste artigo, você conhecerá os 7 melhores celulares da Xiaomi, as vantagens e desvantagens de comprar um aparelho desta marca, e dicas de como fazer a escolha certa. Acompanhe!

Celular Xiaomi é Bom?
Celular Xiaomi é Bom?

Celular Xiaomi é Bom?

Celular Xiaomi é Bom? Sim, com certeza a Xiaomi é uma das melhores marcas da atualidade e seus celulares estão cada ano mais tecnológicos e inovadores, sem perder a característica de bom custo benefício.

Os modelos de entrada s√£o os mais baratos e, ao mesmo tempo, os celulares com menos recursos secund√°rios. J√° as vers√Ķes intermedi√°rias s√£o excelentes nos requisitos b√°sicos, ao passo que apresentam algumas caracter√≠sticas diferenciais em quantidade de mem√≥ria e resolu√ß√£o de tela. Ao fim, os smartphones tecnol√≥gicos da Xiaomi tem tudo o que voc√™ precisa para um processamento r√°pido e c√Ęmeras de √ļltima gera√ß√£o, mas neste caso ser√° exigido um investimento superior.

Tendo isso em vista, a escolha do melhor celular da Xiaomi deste ano de acordo com seu perfil pode demandar muito esforço, por isso acompanhe os reviews que iremos realizar no item abaixo!

Melhores Celulares Xiaomi

Esta fabricante chinesa vem ganhando o mercado internacional desde sua origem em 2010, ou seja, é uma das marcas mais novas da modalidade e mesmo assim já tem um grande reconhecimento.

O catálogo de produtos da Xiaomi no Brasil só foi crescer recentemente, com o sucesso desta empresa no cenário nacional, acima de tudo, por ter um dos melhores celulares em custo benefício. Aliás, a parceria com a empresa brasileira chamada DL foi crucial para o fortalecimento das vendas e da produção em larga escala destes smartphones nacionalmente.

Baseando-se nestes aspectos, realizamos uma pesquisa minuciosa para listar os 7 melhores celulares da Xiaomi em 2021. Veja os resultados, logo abaixo, e atente-se aos pontos positivos e negativos de cada opção, para ao final concluir qual é o aparelho ideal!

Smartphone Xiaomi Redmi 9A

A nossa primeira indicação deste guia refere-se ao smartphone Xiaomi Redmi 9A, sendo uma excelente versão de entrada desta marca, para quem não pode investir um alto valor.

O Redmi 9A utiliza o processador MediaTek Helio G25 com 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão, que juntos proporcionam uma velocidade mediana na leitura de dados. Além disso, não é indicado para quem precisa de muito espaço para salvar arquivos.

Por outro lado, o sistema operacional Android 10.0 e o recursos Dual Sim, dão muitas possibilidades ao usuário. Outro ponto positivo é a bateria com capacidade energética de 5.000 mAh, sendo suficientemente capaz de suportar mais de 12 horas sem recarga.

A tela LCD com painel IPS de 6,5 polegadas √© bem robusta e resolu√ß√£o de 1920 x 1080 pixels, ou seja, ideal para quem quer utiliz√°-lo para assistir filmes ou jogar. Seu design, al√©m de moderno, pode ser escolhido em tr√™s op√ß√Ķes de cores, s√£o elas: verde, azul ou preto.

J√° em rela√ß√£o √†s c√Ęmeras s√£o duas: uma lente traseira de 13 MP com flash LED e outra frontal de 5 MP com HDR. Desta forma, voc√™ poder√° acessar fotos em alta resolu√ß√£o e gravar v√≠deos at√© em Full HD.

As conectividades deste modelo tamb√©m chamam a aten√ß√£o, sendo Wifi e Bluetooth 5.0 como conex√Ķes sem fio e as portas de conex√£o cabeada via USB Tipo-C.

Ao final, é válido ressaltar outras funcionalidades e aspectos extras: GPS, infravermelho, leitor de digital, sensor de proximidade, etc. Contudo, um de seus principais pontos negativos é a conectividade de internet 3G, que já é considerada inadequada para a atualidade.

Prós
  • Pre√ßo acess√≠vel;
  • Sistema operacional de √ļltima gera√ß√£o;
  • Tela robusta;
  • V√°rias compatibilidades;
  • Armazenamento interno expans√≠vel;
  • Bateria com √≥tima autonomia.
Contras
  • C√Ęmeras simples;
  • N√£o apresenta internet 4G.

Smartphone Xiaomi Redmi 8A

Dando continuidade na mesma linha, temos o modelo Redmi 8A que merece destaque nesta lista em relação ao bom custo benefício.

O Redmi 8A apresenta uma tela LCD robusta de 6,22 polegadas com painel IPS e alta resolução (1520 x 720 pixels). Além disso, a bateria de 5.000 mAh é muito superior à grande parte dos celulares de outras marcas, alcançando uma autonomia para mais de 12 horas contínuas.

O processador Qualcomm Snapdragon 439 com 2 GB, por sua parte, √© suficiente para fun√ß√Ķes b√°sicas enquanto o armazenamento interno de 32 GB √© bem simples, sendo assim, para usos mais complexos haver√° a necessidade de um aumento da capacidade via um cart√£o de mem√≥ria Micro SD, sendo compat√≠vel com at√© 512 GB totais.

Seu design √© moderno e exclusivo, sendo disponibilizado nas cores azul, cinza, vermelho e preto. As c√Ęmeras de 8 MP (frontal) e 12 MP (traseira) n√£o apresentam nenhum recurso adicional, o que pode ser um problema para quem gosta de registrar fotos ou v√≠deos em alta resolu√ß√£o.

O smartphone Xiaomi Redmi 8A conta ainda com os seguintes fatores e funcionalidades secundárias:  Corning Gorilla Glass 5 (tela resistente contra respingos de água e poeira), diversas conectividades (4G, Wi-Fi, Bluetooth e USB Tipo-C), GPS, Dual SIM, sistema operacional Android 9.0 Pie, sensor de proximidade, entre vários outros.

Prós
  • Bom custo benef√≠cio;
  • Sistema operacional recente;
  • Tela com grandes dimens√Ķes;
  • Com Corning Gorilla Glass 5;
  • Com a tecnologia de conex√£o 4G;
  • Armazenamento interno expans√≠vel para at√© 512 GB;
  • Bateria com excelente autonomia.
Contras
  • C√Ęmeras muito b√°sicas.

Smartphone Xiaomi Redmi Note 8 Pro

Gostou do item listado anteriormente, mas achou suas configura√ß√Ķes muito fracas? Ent√£o o modelo ideal para voc√™ √© o Redmi Note 8 Pro da Xiaomi.

Este celular, al√©m de ser leve e compacto, √© muito completo e por isso tem um pre√ßo intermedi√°rio, no entanto, suas caracter√≠sticas mais comuns equivalem √†s c√Ęmeras mais potentes, tendo quatro lentes traseiras (64 MP, 8 MP, 2 MP e 2 MP) e uma frontal (20 MP), n√£o √© demais?

Seu processador Helio G90T com 6 GB de memória RAM confere excelentes características potentes, além de ter um armazenamento interno de 128 GB que pode ser expandido ainda mais, com a utilização de um cartão de memória Micro SD.

A tela de 6,53 polegadas com resolução de 2340 x 1080 pixels gera imagens com ótima definição e nitidez de cores. Ademais, a bateria de 4.500 mAh proporcionará um período de até 14 horas fora da tomada.

Em complemento, s√£o muitas conex√Ķes poss√≠veis, bem como: USB Tipo-C, NFC, 4G, Bluetooth 5.0 e Wifi. Al√©m disso, ao investir neste smartphone voc√™ ter√° acesso √†s seguintes tecnologias e inova√ß√Ķes: Corning Gorilla Glass 5, infravermelho, GPS, grava√ß√£o de v√≠deos em 4K, sensor de proximidade, sistema operacional Android e, por fim, quatro op√ß√Ķes de cor: verde, prata, preto e azul.

Prós
  • √ďtimo custo benef√≠cio;
  • Design moderno, compacto e leve;
  • Sistema operacional;
  • V√°rios recursos adicionais;
  • Tela com grandes dimens√Ķes;
  • Armazenamento interno com muito espa√ßo;
  • Bateria com grande autonomia.
Contras
  • Tela muito grande.

Smartphone Xiaomi Poco X3

A Poco é uma das linhas mais tecnológicas da Xiaomi e com o modelo Poco X3 não é diferente! Em contraponto, o valor deste aparelho é razoavelmente superior ao que vimos até agora.

Seu design exclusivo ganha muito destaque, principalmente pelo tamanho robusto com dimens√Ķes de 16,53 cm x 7,68 cm x 0,94 cm e a varia√ß√£o de cores (azul cobalto e preto). Contudo, seu peso acaba sendo muito alto (512 gramas), dificultando sua portabilidade e, sobretudo, a ergonomia do produto.

Porém nos requisitos internos você não terá arrependimentos, já que o Poco X3 utiliza o processador Qualcomm Snapdragon 732G com 6 GB e 128 GB de armazenamento interno.

A bateria de 5160 mAh é uma das melhores da modalidade, alcançando uma autonomia máxima de até 24 horas, dependendo do nível de utilização. A tela de 6,67 é muito grande com Dot Display e resolução máxima de 2400 x 1080 pixels.

Enquanto isso, as c√Ęmeras s√£o ideais para quem preza por diversidade e qualidade: uma lente frontal de 20 MP e outras quatro traseiras de 64 MP, 13 MP, 2 MP e 2 MP. Tais c√Ęmeras, al√©m de tirar fotos fant√°sticas, s√£o capazes de filmar at√© na resolu√ß√£o 4K.

Para fechar esta review, n√£o podemos esquecer das seguintes caracter√≠sticas pr√≥prias do smartphone Xiaomi Poco X3, que s√£o: expans√£o da mem√≥ria interna para at√© 256 GB, recarga turbo de 33W, in√ļmeras conectividades (NFC, Wi-Fi, 4G e Bluetooth e GPS), recurso Dual SIM, flash em LED, reconhecimento facial modo retrato e modo noturno.

Prós
  • Processador potente;
  • Design moderno e exclusivo;
  • Diversas tecnologias;
  • Bateria com grande autonomia;
  • Tela com √≥timas dimens√Ķes;
  • Armazenamento interno expans√≠vel.
Contras
  • Pre√ßo elevado;
  • Estrutura com pouca ergonomia.

Smartphone Xiaomi Redmi 9C

Nossa quinta recomendação é o smartphone Xiaomi Redmi 9C, sobretudo, por ser um dos melhores celulares custo benefício. Desta forma, você poderá economizar e ao mesmo tempo ter um produto tecnológico.

Seu design moderno combina com a tela LCD de 6,53 polegadas e a resolução de 1600×720 pixels, sendo ideal para quem gosta de acessar jogos mobile ou filmes.

O Xiaomi Redmi 9C é ainda muito versátil, em razão do processador MediaTek e dos sistema operacional Android 10.0. Para complementar suas características de hardware, é valido citar o armazenamento interno de 64 GB com possibilidade de expansão via cartão Micro SD e os 3 GB de memória RAM, considerados intermediários.

Este aparelho conta também com um sensor frontal de 5MP e três lentes traseiras de 13 MP, 5 MP e 2 MP.

Al√©m disso, os 5.000 mAh de capacidade energ√©tica, s√£o ideais para ficar o dia todo fora da tomada. Apesar de suas grandes dimens√Ķes, o peso √© muito baixo (196 gramas), o que resulta em um aparelho port√°til e ergon√īmico.

Prós
  • Pre√ßo acess√≠vel;
  • Design moderno e robusto;
  • Sistema operacional de √ļltima gera√ß√£o;
  • Tela com √≥timas dimens√Ķes;
  • Armazenamento interno com muito espa√ßo;
  • Bateria com grande capacidade de armazenamento interno.
Contras
  • Poucos recursos secund√°rios.

Smartphone Xiaomi Black Shark 3

O smartphone Black Shark 3 √© nossa indica√ß√£o de celular gamer, com configura√ß√Ķes perfeitas para quem deseja um dos melhores celulares para jogos, ou at√© mesmo competir e ter grandes resultados.

O Xiaomi Black Shark 3 tem um design moderno e √ļnico, que al√©m de ser leve, apresenta uma estrutura anat√īmica para n√£o cansar sua m√£o durante a gameplay.

Seu grande diferencial é a memória RAM de 8 GB, superior à grande parte dos celulares gamers concorrentes. Além disso, você poderá salvar seu jogos favoritos em função do armazenamento interno de 128 GB e do processador Snapdragon 865 Qualcomm (SDM865).

Este aparelho disponibiliza ao usu√°rio uma tela Super AMOLED de 6,7 polegadas com uma resolu√ß√£o m√°xima de 2400 x 1080 pixels. J√° a c√Ęmera frontal de 20 MP e o trio de lentes traseiras com 64 MP, 13 MP e 5 MP, sendo assim tamb√©m um dos melhores celulares para fotos, possibilitam fotos e v√≠deos em uma qualidade superior.

Em conclusão, leve em consideração as seguintes características: bateria com 4.720 mAh, sistema operacional Android 10.0, portas USB Tipo-C, conectividades via Bluetooth, 4 G e Wi-Fi, leitor de impressão digital, carregamento rápido, sensor de proximidade, GPS e muito mais!

Prós
  • Estrutura leve e ergon√īmica;
  • Design moderno e √ļnico;
  • Sistema operacional de √ļltima gera√ß√£o;
  • Tela robusta;
  • Armazenamento interno e mem√≥ria RAM com muita capacidade;
  • Bateria com boa autonomia;
  • Processador potente.
Contras
  • Custo elevado.

Smartphone Xiaomi Mi Note 10

Para fechar nossos reviews com chave de ouro, nada mais justo que listar todos os principais pontos do celular mais moderno e recente da Xiaomi, neste caso o Mi Note 10.

√Č claro que o pre√ßo deste smartphone √© alto, contudo o investimento vale muito a pena, para quem deseja ter um aparelho multifuncional.

O alto desempenho deste smartphone justifica-se pelo processador Qualcomm Snapdragon 865 (SM8250) em uni√£o com a mem√≥ria RAM que pode ser escolhida nas vers√Ķes com 8 GB ou 12 GB.

O mesmo ocorre com o armazenamento interno, com op√ß√Ķes de 128 GB ou 256 GB, mas atente-se pois este dispositivo n√£o √© compat√≠vel com expans√£o.

A bateria de 4.780 mAh gera ao aparelho uma autonomia para até 15 horas de uso contínuo. Ademais, a tela Super AMOLED com 6,67 (2340 x 1080 pixels) permite ótimas imagens e vídeos em 4K.

As c√Ęmeras, no que lhe diz respeito, s√£o 4 traseiras (108 MP, 13 MP, 2 MP e 2 MP) e uma frontal de 20 MP. Al√©m do design moderno e a estrutura ergon√īmica, voc√™ poder√° escolher sua vers√£o entre as cores cinza, rosa ou verde.

Em síntese, são outros pontos positivos que merecem destaque: tecnologia Corning Gorilla Glass 5, flash Dual-LED, HDR, sensor de profundidade, recurso dual chip, etc.

Prós
  • Estrutura leve e ergon√īmica;
  • C√Ęmera qu√°drupla com muitas funcionalidades;
  • Diversos recursos extras;
  • Tela com boas dimens√Ķes;
  • Bateria com √≥tima autonomia;
  • Processador e sistema operacional potentes.
Contras
  • Pre√ßo muito alto;
  • Armazenamento interno sem possibilidade de expans√£o.

Celular Xiaomi Vale a Pena?

Como p√īde ser visto em nosso ranking dos 7 melhores celulares da Xiaomi, ficou bem claro que seus produtos s√£o vantajosos, principalmente por sua caracter√≠stica de bom custo benef√≠cio.

Por outro lado, muitas pessoas reclamam da dificuldade de acessar a assist√™ncia t√©cnica, o que pode ser um problema muito frequente nos aparelhos mais b√°sicos. Tendo isso em vista, aconselhamos a compra das vers√Ķes intermedi√°rias e dos modelos tecnol√≥gicos, deste modo, voc√™ ter√° menos problemas neste sentido.

Ali√°s, o grande diferencial que faz tal marca valer a pena, √© seu pre√ßo acess√≠vel at√© mesmo nos modelos da √ļltima gera√ß√£o. Com isso, voc√™ poder√° utilizar um produto similar √†s linhas modernas da Samsung ou Apple, sem gastar tanto por isso!

Celular Xiaomi Vantagens e Desvantagens

Para você tirar sua contraprova sobre o que foi citado em todo este guia, o correto é avaliar as vantagens e desvantagens desta marca, assim como de cada um dos seus modelos e linhas.

Que os celulares da Xiaomi possuem pre√ßo baixo j√° √© de conhecimento p√ļblico, por√©m quais outras funcionalidades tamb√©m s√£o ben√©ficas? Bem, ser√° disso que iremos tratar neste item.

Lembre-se também, que como qualquer outra fabricante de eletroportáteis, a Xiaomi também apresenta pontos negativos, dos quais podem prejudicar sua experiência com o produto.

Pensando nisso, listaremos a seguir, as vantagens e desvantagens desta marca que é uma das que mais cresce neste setor atualmente, juntamente com algumas dicas cruciais para a sua compra. Confira!

Vantagens dos Celulares Xiaomi

De maneira geral, os celulares da Xiaomi apresentam muito mais vantagens do que desvantagens, no entanto, é necessário realizar uma comparação especifica entre as características próprias de cada modelo.

Por√©m, pode-se fazer um conglomerado de observa√ß√Ķes gerais, que servem para todos os seus produtos, para que voc√™ conhe√ßa um pouco mais sobre esta marca t√£o importante.

Sendo assim, os principais pontos positivos são: custo benefício, tecnologias, sistema operacional, processador, design, baterias e os demais recursos secundários. Observe:

√ďtimo custo benef√≠cio

Obviamente a grande vantagem de investir nesta marca √© a rela√ß√£o entre custo e benef√≠cio, ou seja, muitas funcionalidades prim√°rias ou adicionais em concord√Ęncia com um pre√ßo baixo.

Al√©m deste fator, voc√™ ter√° √† sua disposi√ß√£o uma s√©rie de escolhas, de produtos de entrada, intermedi√°rios, ou ainda linhas premium, ou seja, op√ß√Ķes para todos os gostos e bolsos.

Diversas tecnologias

À cada lançamento de uma nova linha, você pode ter a certeza de tecnologias recentes, já que a Xiaomi é amplamente conhecida pela inovação no setor, não é à toa que esta marca cresceu tanto em menos de 10 anos.

Sendo assim, espere por novidades nas c√Ęmeras, telas, baterias, processadores e na portabilidade destes produtos!

Sistema operacional potente

A Xiaomi utiliza em seus smartphones uma interface própria chamada de MIUI, que é fabrica pela Android, o que demonstra a qualidade deste sistema.

Desta maneira, voc√™ ter√° um sistema operacional potente e vers√°til, com compatibilidades com todos os aplicativos Android, al√©m de receber diversas atualiza√ß√Ķes de conte√ļdo e melhorias recorrentemente.

Design moderno

Diferentemente de sua entrada no mercado, hoje a Xiaomi evoluiu bastante neste quesito, apresentando linhas com in√ļmeras op√ß√Ķes de cor, tamanhos e formatos.

Além disso, seus modelos mais recentes são tão compactos e leves, quanto os smartphones da Samsung ou Apple. Aliás, suas linhas mais recentes são uma das melhores do mercado internacional em resistência contra água, sujeira e impactos.

Baterias dur√°veis

A bateria é o divisor de águas dos celulares da Xiaomi, pois podemos cravar que você não encontrará nenhuma versão fraca neste sentido.

Via de regra, estes smartphones apresentam capacidades de armazenamento energético de 3.000 mAh até 5.000 mAh, capazes portanto, de atingir autonomias de uso que ultrapassam 24 horas, mas lembre-se que cada caso deve ser analisado separadamente.

Tela resistente e com boa resolução

N√£o basta apenas tem √≥timas imagens, n√£o √© mesmo? Por isso, a Xiaomi al√©m de apresentar telas com diversas op√ß√Ķes de tecnologia ou de defini√ß√£o de cores, tamb√©m utiliza recursos adicionais em sua tela, como a prote√ß√£o Gorilla Glass, que evita danos causados por got√≠culas de √°gua ou poeira.

C√Ęmeras com alta resolu√ß√£o

O √ļltimo ponto positivo desta marca, corresponde √†s suas c√Ęmeras. Na verdade, para obter bons resultados neste ponto, ser√° imprescind√≠vel optar por vers√Ķes intermedi√°rias ou premium, j√° que as linhas de entrada s√£o bem b√°sicas nesta quest√£o.

Tendo isso em vista, al√©m de qualidade pra gravar ou fotografar, voc√™ ir√° se deparar com vers√Ķes de c√Ęmeras duplas, triplas ou quadruplas.

Desvantagens dos Celulares Xiaomi

Como dissemos anteriormente, para uma comparação 100% eficaz, é indispensável levar em consideração os pontos baixos da marca. Veja:

Incompatibilidades

Como esta marca é chinesa, sua produção local é bem diferente da brasileira, por isso, podem ocorrer uma série de incompatibilidades, em especial com operadoras nacionais, além das tecnologias de internet sem fio.

Contudo, para resolver tal quest√£o √© muito simples, basta realizar uma consulta pr√©via. Al√©m disso, com a internacionaliza√ß√£o cada vez mais frequente, a Xiaomi j√° apresenta vers√Ķes totalmente compat√≠veis com o cen√°rio brasileiro.

Assistência técnica

Este talvez seja uma das principais preocupa√ß√Ķes do consumidor brasileiro, e com raz√£o, j√° que a assist√™ncia t√©cnica destes produtos no Brasil ainda √© escassa, e dependendo da pe√ßa que apresentar problema, muitas vezes ser√° mais vantajoso investir em outro produto. Assim sendo, leve todas estas dicas em considera√ß√£o e fa√ßa uma compra perfeita!

Imagem padr√£o
Max
Editor Chefe do Conectiva, Max é Paulistano, pai de 2 meninas lindas. Apaixonado por tecnologia Max criou o Conectiva para trazer todo o seu conhecimento sobre diversos produtos e periféricos do meio.
Artigos: 121