Com o aumento das metrópoles, ficou praticamente impossível não ter um automóvel, ou pelo menos, acessar ônibus e metrôs, para longos deslocamentos. No entanto, o avanço tecnológico também abriu caminho para novos meios de transportes compactos, que é o caso do patinete elétrico.
Deste modo, ter o melhor patinete elétrico irá abrir possibilidades para realizar trajetos curtos, com praticidade e rapidez, além de tudo com conforto. Outro ponto positivo destes produtos é a facilidade de seu armazenamento, já que a grande maioria é dobrável, podendo ser levado para qualquer local.
Tendo isso em vista, neste guia você conhecerá os melhores modelos, vantagens de optar por um patinete elétrico e como efetuar a compra perfeita!
Qual o Melhor Patinete Elétrico de 2024
O patinete é um dos meios de locomoção mais buscados da atualidade, principalmente por conta de seus designs e recursos exclusivos, além de contar com opções para todos os bolsos e gostos.
Tal tendência, caracteriza-se por sua economia e praticidade, além de ser um aparelho extremamente sustentável. Em contrapartida, por conta de tantas opções e benefícios, a escolha acaba sendo bem difícil.
Partindo desta questão, listaremos na sequência deste guia, os 7 melhores patinetes elétricos de 2024, analisando os principais aspectos, e pontuado os prós e contras de cada modelo. Observe e encontre a versão que mais combina com você!
Patinete Elétrico Importway Bwpa
A primeira indicação deste guia é o patinete elétrico Bwpa da marca Importway, que apesar do preço elevado, apresenta boas especificações.
Começando pelo banco presente, podendo ser retirado, caso você prefira a movimentação com o corpo totalmente ereto.
As rodas de 140 mm são bem básicas, ideal para o uso em locais internos ou externos, onde haja uma superfície lisa.
A bateria apesenta uma autonomia para até 8 km e uma velocidade máxima de até 8 km/h, sendo bem intermediárias para os padrões do mercado nacional. Já o carregamento completo, é feito de 2 até 3 horas.
Pesando aproximadamente 11 kg, o modelo suporta pessoas com até 70 kg, sendo um problema para grande parte dos brasileiros.
No entanto, tal característica contribui para um modelo leve e compacto, podendo ser transportado dentro do transporte público ou em outros locais.
Por fim, este aparelho é certificado pelo INMETRO tanto em segurança, quanto em qualidade e padrões de velocidade.
Patinete Elétrico Foston Pro S08
Posteriormente, temos o patinete elétrico Pro S08 da Foton, uma versão com um preço ainda mais alto que no item anterior, porém com características que compensam tal investimento.
Bem, o Foston Pro S08 é uma patinete elétrico muito tecnológico, indicado para indivíduos com mais de 12 anos, suportando uma carga máxima de 120 kg.
Atingindo uma velocidade incrível de 25 km/h, você terá um transporte rápido, porém muito seguro.
Sua bateria é outro destaque, tendo uma autonomia para alcançar até 32 km quando completa. O carregamento, por sua vez, demanda um tempo próximo à 5 horas, para uma recarga total.
O painel digital presente neste aparelho é um grande destaque, principalmente pelos demonstrativos de velocidade e de bateria disponível.
Além de ser muito resistente, este patinete elétrico é versátil, por conta de suas rodinhas de 8.5 polegadas. Sobretudo, há algumas limitações, principalmente de uso, já que este modelo não é recomendado para utilizações em trilhas.
Patinete Elétrico Multilaser Urban X ES324
A Multilaser também está presente neste seguimento, apresentando o modelo Urban X ES324, com ótima relação entre custo e benefício, principalmente por conta do alto número de funções adicionais e da qualidade dos matérias.
Sua estrutura principal em alumínio, apresenta um design moderno e voltado para a postura correta do usuário.
No total, são 350 W de potência com um alcance de até 25 km por hora, excelente para o uso urbano.
O modelo Urban X ES324, conta ainda com uma ótima durabilidade, além de ser seguro e extremamente confortável para trajetos curtos.
Este patinete elétrico de 115 cm x 16.5 cm x 53 cm e 17 kg, foi elaborado para suportar uma carga máxima de até 120 kg, que é um bom peso, considerando as outras versões deste guia.
São outras características e peculiaridades do Urban X ES324 que merecem ser citados: sistema de iluminação em LED, Display Multifuncional, estrutura dobrável, rodas firmes de 8.5 polegadas com a tecnologia Honeycomb e freio traseiro.
Patinete Elétrico Gothan Mob Extreme Sport GTP-350
O patinete elétrico Mob Extreme Sport GTP-350 da marca Gothan é um dos mais caros desta listagem, porém também apresenta os melhores recursos secundários, com uma série de funcionalidades interessantes.
Inicialmente, a roda de 8,5 polegadas com freio a disco traseiro e dianteiro, é muito resistente, ideal para usos urbanos mas também em regiões rurais, seja em gramados ou locais com terra.
Este meio de locomoção é complexo, tendo um motor de 350 W e bateria com autonomia para até 25 km, suportando cargas de até 120Kg.
Pesando apenas 18.000 gramas e dimensões de 520 cm x 114 cm x 20 cm, o patinete elétrico Mob Extreme Sport GTP-350 é muito versátil.
Já o carregamento não é tão rápido, necessitando de até 5 horas para a carga completa e voltagem de 220 V. Por outro lado, o equipamento é dobrável, facilitando seu transporte para qualquer local!
Patinete Elétrico Two Dogs Monster
Na quinta posição deste guia temos o patinete elétrico Monster da marca Two Dogs, uma das melhores opções para quem prefere um modelo robusto e confortável.
Tal marca é muito conhecida por seus equipamentos com alta resistência, o que não é diferente neste modelo que, por sua vez, é um dos mais caros, em função da enorme quantidade de recursos extras.
Seu design moderno é caracterizado por um estilo radical, pesando uma média de 50 kg, suportando uma carga máxima de até 140 kg.
A estrutura dobrável facilita seu transporte, apesar das grades dimensões. Suas rodas com alta durabilidade são ideais para trilhas e locais de difícil acesso, dando ao aparelho uma série de usos exclusivos, que os modelos convencionais não conseguem alcançar.
São os acessórios e características extras deste equipamento: buzina, lanternas, demonstrativo de bateria e retrovisores.
Patinete Elétrico Two Dogs B086GYG849
Continuando com outro patinete elétrico da marca Two Dogs, temos o modelo B086GYG849, sendo uma versão um pouco menos robusta que o item anterior, todavia, tão tecnológico quanto.
Apesar do preço elevado característico desta marca, este aparelho é muito seguro, tendo um deck com tecnologia antiderrapante e freio a disco.
Pesando 53 quilogramas, este modelo suporta muito peso, principalmente por seu chassi de carbono com alta resistência.
São 1000 W de potência, dando muita autonomia ao equipamento, que pode alcançar até 42 km por hora. A suspensão rolamentada tanto na roda traseira quanto na frontal, geram ainda mais inovação ao patinete.
Patinete Elétrico Infantil Uni Toys
Para finalizar, temos um patinete eletrônico voltado para crianças, principalmente por uma série de qualidades, apesar do preço alto deste modelo.
Com um design simples, disponível em 3 cores: rosa, branco e azul, é uma ótima opção, para iniciar o público infantil neste tipo de locomoção, sustentável e prática.
O motor de 120 W é suficiente para atingir uma velocidade máxima de 12 km por hora, além de ser antiderrapante, dado segurança ao usuário.
Ademais, este modelo necessita de um carregamento de 5 a 8 horas, tendo uma autonomia para mais de 8 km. Aliás, este patinete elétrico infantil Uni Toys é recomendado para crianças com mais de 5 anos, suportando um peso de até 70 kg.
Melhor Patinete Elétrico Custo Benefício
De acordo com o que foi listado até aqui, diversas empresas investem fortemente nesta área, tendo marcas relevantes, bem como: Two Dogs, Divoks, Gothan, Foston, entre outros.
Deste modo, cada um dos modelos apresentados contam com benefícios e características próprias. Contudo há versões mais vantajosas e que merecem tal investimento.
Isto posto, é preciso concluir qual o melhor patinete elétrico de 2024 em custo benefício. Sendo assim, de acordo com este guia, a versão Urban X ES324 da Multilaser é a melhor compra neste quesito, tanto em valor adequado, quanto em quantidade e atributos de funções primárias e adicionais.
Um dos principais pontos é sua estrutura resistente em alumínio, juntamente com seu design moderno e ergonômico, gerando ao usuário uma melhor postura enquanto manobra seu patinete elétrico.
Aliás por ser leve e compacto, este modelo é ideal para qualquer local, já que também é dobrável, podendo ser transportado facilmente em ônibus, metrôs ou até mesmo em porta malas de carros e outros veículos do gênero.
Ao comprar o patinete elétrico Urban X ES324, você terá à sua disposição as seguintes vantagens: freio traseiro, sistema de iluminação em LED, Display Multifuncional e tecnologia Honeycomb.
Sob essa ótica, é possível ainda encontrar outras opções em custo benefício, principalmente se o modelo listado não apresenta os recursos que interessem ao comprador. Para isto, será necessário utilizar os critérios ensinados a seguir, veja!
Como escolher o Melhor Patinete Elétrico
Os patinetes elétricos, assim como todos os outros aparelhos e dispositivos eletrônicos, precisam ser comparados em uma série de parâmetros para poder separar as versões de acordo com suas características primárias.
Além disso, cada modelos apresenta funcionalidades próprias, que também precisam ser consultadas. Isto posto, entre tantas questões, é necessário conhecer os principais aspectos de um patinete elétrico, que são: autonomia da bateria, potência, velocidade, durabilidade, resistência do material, peso, tamanho, ergonomia, rodas e, por fim, recursos adicionais.
Após conhecer as versões de patinetes elétricos mais relevantes para o mercado brasileiro, algumas dúvidas podem surgir, por isso leia com atenção as descrições listadas abaixo, e alcance seus objetivos. Confira:
Bateria
A bateria de um patinete elétrico corresponde à distância que o equipamento pode percorrer até descarregar totalmente sua carga. Deste modo, a autonomia de cada bateria irá conferir uma quilometragem devida aparelho.
Com isso, o primeiro passo é definir quais os trajetos você deseja realizar e compreender o tempo que será gasto para completá-lo.
Em resumo, a maioria destes meios de locomoção alcançam uma distância de 30 km até 40 km. Isto se dá, pois a grande maioria dos aparelhos tendem a ter uma autonomia máxima de apenas 1 hora, contudo, é possível encontrar versões com mais capacidade de bateria, porém os preços costumam ser muito superiores.
Isto posto, caso você queira um aparelho para percorrer distâncias ainda maiores, ou simplesmente para sair sem ruma durante um passeio e explorar outros locais, priorize as versões que apresentem um carregamento rápido.
De maneira geral, estes aparelhos demandam um carregamento de aproximadamente 3 horas até 5 horas, por isso confira em seu trabalho, escola ou outro local onde você pretende realizar a recarga, se há uma fonte de energia compatível com o seu patinete elétrico.
Todos estes fatores demonstram a impotância da bateria de seu aparelho, então esteja em alerta aos detalhes!
Potência
A potência, por sua vez, refere-se à capacidade do motor do patinete elétrico, que irá definir a quilometragem alcançada pelo dispositivo.
Nesta perspectiva, esteja atento ao medidor descrito em watts, cuja sigla é W. Em sua grande maioria os patinetes atingem 350 W, sendo suficientes para uma média de 30 km.
Todavia, é viável optar por modelos com mais de 500 W, que possibilitarão uma distância média de até 45 km.
A potência será importante também para definir se o modelo suporta diferentes terrenos ou superfícies íngremes, além da velocidade, que será detalhada a seguir!
Velocidade
Os patinetes elétricos geralmente não são velozes, no entanto existem variações, capazes de gerar uma aceleração superior, porém dentro da legislação de trânsito.
Em síntese, as versões convencionais atingem de 20 até 45 km por hora, portanto, priorize uma velocidade média de aproximadamente 30 km por hora, que já irá proporcionar um aceleração adequada para o uso urbano.
Por outro lado, caso você esteja buscando um patinete elétrico para uso em trilhas ou áreas rurais, opte por versões mais velozes, ou seja, acima de 50 km por hora, contudo, não se esqueça dos equipamentos de segurança, como capacetes, roupas próprias, joelheiras, cotoveleiras, etc.
Pneus (rodas)
As rodas dos patinetes elétricos costumam ter diâmetros diferentes, ficando à escolha do comprador, além de depender do tipo de uso e superfície que o aparelho será utilizado.
Sendo assim, os pneus irão possibilitar uma série de funcionalidades e principalmente segurança ao usuários, então atente-se!
De maneira geral, as versões tradicionais apresentam modelos de rodas com 7 até 10 polegadas, mas ainda podem ainda haver variações, principalmente nos modelos mais robustos, onde os pneus costumam ser muito diferentes dos patinetes elétricos convencionais.
Desejar fazer trilhas em diversas superfícies, com pedra, terra, grama e areia: Pois então prefira os aros com mais de 12 polegadas.
Peso
O peso precisa ser analisado de duas formas diversas: peso do produto e capacidade de peso que o aparelho suporta.
Primeiramente, os patinetes elétricos pesam entre 12 e 20 kg, por isso, uma escolha adequada, refere-se aos modelos com 14 até 15 kg, para facilitar seu transporte e armazenamento.
Por outro lado, as versões comuns do mercado, suportam um peso de carga máximo de 120 kg. Todavia, caso você precise de uma capacidade superior, há patinetes mais robustos e resistentes, porém são mais difíceis de ser encontrados e apresentam também um valor menos acessível.
Dimensões e ergonomia
O tamanho dos patinetes elétricos, são igualitariamente correspondentes ao conforto e ao design do produto, ou seja, versões mais compactas costumam ser menos confortáveis porém são mais leves e rápidos, enquanto os modelos robustos e pesados, são majoritariamente lentos e apresentam baixa potência.
Além disso, a ergonomia do patinete elétrico precisa ser suficiente para oferecer comodidade ao usuário e, ao mesmo tempo, não prejudicar a postura da coluna, pernas e braços do mesmo, durante os trajetos longos.
Desta maneira, deve-se observar se o aparelho conta com uma altura adequada, proteção para as mãos e, principalmente a versatilidade do aparelho.
Recursos extras
Os recursos extras são, sobretudo, o critério que pode ser crucial para a sua escolha, levando em consideração que é neste ponto onde os fabricantes agrupam tecnologias, inovações e acessórios, para chamar a atenção do comprador. Partindo deste pressuposto, há várias funções que merecem ser destacadas.
Os funcionalidades adicionais mais comuns nestes modelos são: banco, cesto, painel digital, portabilidade (patinetes dobráveis ou desmontáveis), design e ajustes. Observe!
- Banco: O banco pode ser encontrado em modelos intermediários ou superiores, sendo essencial para uma locomoção suave e sem qualquer esforço. Por outro lado, há versões com bancos acoplados ou ainda desmontáveis;
- Painel digital: Este fator normalmente fica acoplado ao guidão, e serve basicamente para consultar informações básicas como, quantidade de bateria disponível, velocidade e distância percorrida. Modelos mais tecnológicos, podem apresentar outras informações e recursos secundários;
- Portabilidade: Tal aspecto é vital, caso você precise levar o equipamento dentro de ônibus ou metrô e, até mesmo no porta malas de um carro. Via de regra, você irá se deparar com duas opções: patinetes dobráveis ou desmontáveis;
- Outros: Bem, várias outras funcionalidades podem ainda ser encontradas, como o cesto (para o transporte de produtos, materiais e acessórios), ajustes (banco e altura do guidão), designs diferentes (com opções de cores e materiais), e muito mais!
Porquê Comprar um Patinete Elétrico?
Ao final, são muitas as vantagens que um patinete elétrico pode gerar ao usuário. Inicialmente, este equipamento é um dos meios de locomoção mais sustentáveis da atualidade, já que não agride o meio ambiente, devido ao carregamento elétrico, sem o uso de combustíveis, ou seja, sem emissão de gases tóxicos ou nocivos para a camada de ozônio.
Aliás, comparando o equipamento com carros, motos ou transportes coletivos, sem dúvidas, um patinete elétrico é mais atrativo, até mesmo para um uso mais livre, e com menos gastos financeiros. Contudo, vale ressaltar que este meio de transporte não substitui um carro, por conta de sua baixa autonomia de bateria.
Por este motivo, em usos destinados para mobilidade até o trabalho, escola ou faculdade, onde no meio do trajeto haja a necessidade de pegar um metrô ou ônibus, é crucial que o patinete elétrico escolhido tenha a viabilidade de ser dobrado, para diminuir seu espaço e, assim ser transportado facilmente, além de precisar ser leve e compacto.
Além disso, você poderá acessar versões exclusivas para trilhas, sendo mais robustos e com pneus maiores, dando opções de entretenimento radical ao usuário que se interessa por tal modalidade esportiva.
Sem mais delongas, por que investir em um patinete elétrico? Bom, é de conhecimento público que estes aparelhos são caros e por isso, é preciso ter vários benefícios para tal investimento financeiro fazer sentido.
Ademais, outro ponto positivo é o conforto deste transporte, que pode ser feito sentado ou em pé, dependendo do modelo. Porém o grande diferencial em relação às bicicletas é que não há a necessidade de pedalar ou realizar maiores esforços.
Por conseguinte, para trajetos de curta duração e, principalmente, para ter um estilo diferente por onde você passar, o patinete elétrico é o mais indicado.
Assim, esperamos que você tenha encontrado o modelo que mais combina com seu bolso e suas preferências. Deste modo, após comparar todas as características e critérios listados, se não restam dúvidas, efetue sua compra e aproveite!