Tanto para melhorar seu computador atual ou montar seu PC do zero, é indispensável dar uma atenção especial para a Melhor Placa de Vídeo da atualidade e pesquisar quais são as melhores opções de custo benefício. Deste modo, são inúmeras as opções disponíveis atualmente, por isso comparar as marcas e o modelos também é preciso para concluir qual a melhor placa de vídeo para o seu aparelho.
Neste manual de compra, você ficará informado sobre todas as novidades do setor e compreenderá quais os principais critérios utilizar no momento de comparar suas opções, para comprar o dispositivo que mais combina com suas necessidades e preferências. Saiba mais!
Qual Melhor Placa de Vídeo de 2024
Ranking da melhor placa de vídeo de 2024:
- Placa de Vídeo Nvidia GeForce GTX 1660 Ti
- Placa de Vídeo AMD Radeon RX 590
- Placa de Vídeo Nvidia GeForce GTX 1650
- Placa de Vídeo AMD Radeon RX 550
- Placa de Vídeo Nvidia GeForce GT 1030
- Nvidia GeForce RTX 2080 Super
- AMD Radeon RX 5700 XT
A placa gráfica ou placa de vídeo, como é popularmente conhecida, é um dos componentes essenciais para os computadores no quesito desempenho.
Ao ter uma placa de vídeo de boa qualidade, consequentemente você terá melhores resoluções de som e imagem, além de aumentar consideravelmente a velocidade da máquina como um todo.
De maneira geral, as placas de vídeo já possuem o GPU (processador próprio) embutido, além de uma memória padrão que, dependendo do modelo, pode ser ideal para não consumir a memória RAM do computador primário.
Contudo, ao investir em uma placa de vídeo prefira os modelos compatíveis com seu computador e que apresentem uma série de melhorias tanto gráficas quanto de processamento.
Sabendo da dificuldade de encontrar o modelo ideal para um computador específico, preparamos um ranking coma as 7 melhores placas de vídeos deste ano de 2024. Observe também o detalhamento de cada item, acompanhe:
Placa de Vídeo Nvidia GeForce GTX 1660 Ti
A primeira placa de vídeo deste ranking é a GeForce GTX 1660 Ti da Nvidia, especial para quem deseja investir mais e em contrapartida obter uma dispositivo que atue com eficácia em vários aspectos.
Ao investir nesta peça da Nvidia, você terá um computador mais versátil tanto em potência quando na qualidade de som e imagem. Com isso, tal placa irá garantir acesso à jogos de geração mais recente em boas frequências.
Aliás, como já foi citado, para que tal eficácia seja alcançada com êxito será obrigatório que os outros componentes do aparelho também possuam compatibilidade com a tecnologia da placa de vídeo em questão.
A GeForce GTX 1660 Ti conta com 6 GB de memória GDDR6 e um sistema de ventilação otimizado, que gera uma melhor refrigeração do aparelho.
Um dos poucos pontos negativos é que para rodar jogos mais pesados será necessário desativar algumas opções de som e imagem, caso contrário os jogos podem não ser suportados.
De maneira geral, esta placa de vídeo consegue acessar imagens em Full HD, sendo que em jogos medianos a resolução Quad HD pode ser alcançada.
Placa de Vídeo AMD Radeon RX 590
A placa de vídeo Radeon RX 590 da AMD é o melhor dispositivo na denominação de custo benefício entre as placas de vídeo para jogos na resolução Full HD, sem a necessidade de diminuir alguns pontos na configuração geral, ou seja com todos os item no Ultra.
Esta modalidade é possível graças aos 8 GB de memória GDDR5, e a interface de memória de 256 bits, levando em consideração o clock de 8000 MHz.
O desempenho é influenciado ainda pela tecnologia de arquitetura GCN no chip gráfico. Outra fator notório é o poder geral desta placa de vídeo, em razão dos 2304 núcleos de processamento.
Confira, portanto, os pontos positivos e negativos desta peça:
Placa de Vídeo Nvidia GeForce GTX 1650
Como a grande maioria das placas de vídeo da Nvidia o modelo GeForce GTX 1650 também possui um alto preço, todavia neste caso entrega uma boa eficácia.
Inicialmente, esta versão apresenta overclock e 4 GB de memória GDDR6. Do mesmo modo, o chip gráfico possui 896 (núcleos) CUDA Cores e 1620 MHz.
São três portas de conexão: uma DisplayPort 1.4, uma HDMI 2.0b e uma DVI-D. A GeForce GTX 1650 é recomendada para jogos de última geração em Full HD contanto que as configurações gráficas estejam todas no médio.
Placa de Vídeo AMD Radeon RX 550
A quarta posição deste ranking fica com a placa de vídeo AMD Radeon RX 550 em razão do preço da mesma, sendo o aparelho mais acessível desta lista.
A AMD Radeon RX 550, tem 2 GB de memória de vídeo GDDR5, clock de 6000 MHz e barramento de 128 bits, que são configurações simples, mas são ideais para o valor praticado pela AMD neste modelo.
Sendo compatível com os softwares OpenGL 4.5 e DirectX 12, tal placa de vídeo possui duas portas: uma DVI e uma HDMI 2.0.
Via de regra este modelo não é capaz de rodar jogos medianos, muito menos de última geração, no entanto se você precisa basicamente melhorar o processamento de seu computador para jogos básicos ou realizar tarefas simples do dia a dia, este com certeza é o investimento certeiro.
Acompanhe os pontos altos e baixos desta opção:
Placa de Vídeo Nvidia GeForce GT 1030
Após conhecer o modelo mais básico da AMD, na quinta posição deste ranking está a placa de vídeo GeForce GT 1030, é a versão elementar da marca Nvidia.
Tendo isso em vista, esta é uma concorrente direta da Radeon RX 550 tanto em preço quando em recursos.
A GeForce GT 1030 possui 2 GB de memória GDDR5 e clock da memória de 3.000 MHz, praticamente metade de sua concorrente.
A largura de banda de 48 GB/s é o suficiente para ter compatibilidade com o slot PCI Express 3.0 e tecnologias com: PhysX, DirectX 12, OpenGL 4.5 e HDCP 2.2. Por fim, esta placa de vídeo contém uma porta HDMI 2.0 e uma DVI-D.
Assim como a Radeon RX 550, essa placa de vídeo não é indicada para jogos e programas gráficos de última geração.
Nvidia GeForce RTX 2080 Super
A Nvidia GeForce RTX 2080 Super da Nvidia é uma das placas de vídeo mais superiores no quesito potência deste ranking.
A RTX 2080 Super é excelente em desempenho, em função dos 1650MHz de clock base, 1815MHz de Clock boost e 8 GB VRAM e 3072 (núcleos) CUDA Core.
Este equipamento é altamente recomendado para jogos de última geração com todas as configurações no Ultra e ferramentas gráficas de modelação 3D, além de editores de vídeo.
Obviamente, todas estas características também influenciam diretamente no preço deste aparelho que, por sua vez, é um dos maiores do mercado atual, mas nada que fuja dos valores padrões para quem deseja montar um PC Gamer top de linha!
Por fim, este dispositivo apresenta alta possibilidade de resolução em 4K e conexão via USB tipo C opcional.
AMD Radeon RX 5700 XT
A sétima e última opção deste ranking é Radeon RX 5700 da marca AMD com especificações ideais para gamers profissionais ou casuais que se aventuram durante longas horas e preferem jogos em alta definição.
Com 1605MHz de Clock base, 1905MHz de Clock boost e 8GB de RAM, esta placa de vídeo roda sem problemas jogos e vídeos em Quad HD, com um bom custo benefício.
No total, são 2560 núcleos CUDA Core que se aproximam consideravelmente do modelo da Nvidia GTX 2060 Super, porém ficando bem atrás do RTX 2080 Super, descrito no item anterior. Todavia este modelo é ideal para quem prefere a marca AMD.
Tipos de Placas de Vídeo
Atualmente, com as tecnologias desenvolvidas, é possível encontrar dois tipos de placa de vídeo, são elas: placa de vídeo integrada (onboard) e placa de vídeo dedicada (offboard). Veja a seguir as diferenças, semelhanças, vantagens e desvantagens entre as duas versões:
Placa de vídeo integrada (onboard)
A placa de vídeo integrada é a versão que fica contida dentro do processador ou placa mãe, contudo nesta categoria um percentual de 50% da memória RAM do dispositivo primário é usado como memória de vídeo.
Por outro lado, em razão distribuída entre ambas as partes, tal dispositivo não conta com grande potência gráfico. Com isso, não é recomendada para grande procedimentos, aplicativos, editores ou jogos pesados.
Placa de vídeo dedicada (offboard)
A placa de vídeo dedicada trata-se basicamente de uma peça que realiza suas funções individualmente, tendo portanto, uma memória maior disponível.
Além disso, a renderização é feita isoladamente pelo processador interno sem interação da placa offboard nesta operação.
Por isso, é preciso ressaltar que para esta versão, ter um processador de alta eficiência é imprescindível.
Por fim, existem ainda as chamadas placas de vídeo virtuais que, por sua vez, não são em teoria um placa gráfica.
Trata-se basicamente de um simulador virtual, que permite que o PC seja reconhecido pelo jogo com capaz de rodas tal conteúdo, porém em todos os casos os resultados não são vantajosos e os jogos são rodados em resoluções extremamente baixas.
Ao final, compensa mesmo investir em uma placa de vídeo, e caso você não possua um valor necessário para um grande investimento, algumas versões mais simples já podem fazer uma grande diferença em seu computador.
Como escolher a Melhor Placa de Vídeo
Antes de mais nada, para escolher a melhor opção de placa de vídeo para o seu aparelho é preciso estar atento à uma variedade de aspectos e parâmetros específicos, como: preço, chip gráfico, memória, velocidade de processamento, pesos, dimensões, durabilidade e recursos específicos para jogos.
Para isso, reunimos uma série de critérios de compra, que não devem ser esquecidos na hora de sua pesquisa. Acompanhe quais são eles e as respectivas explicações:
Peso e dimensões
Os primeiros aspectos que não podem passar despercebidos são o peso e as medidas do dispositivo, já que tais especificações são diretamente correspondentes com a compatibilidade de seu computador, principalmente se no seu caso o aparelho for um notebook, é preciso ter uma atenção redobrada.
Além disso, a potência do aparelho gera também alto nível de calor proveniente do funcionamento, sendo assim é preciso estar ciente do espaço disponível para a peça, e que a mesma não atrapalhe a operação dos outros componentes.
Preço
Bom, este aspecto é muito subjetivo, contudo é também decisivo se você pretende ter um aparelho de uma marca confiável, já que tanto a AMD quanto a NVIDIA, apresentam ao mesmo tempo qualidade e preço superior.
Portanto, como o fator marca pode ser decisivo, escolher um modelo básico, porém de uma marca de qualidade, pode muitas vezes ser vantajoso.
Memória e Velocidade de Processamento
Aqui, não tenha dúvidas: opte sempre por um modelo com 512 MB GDDR5 ao invés de uma placa com 2GB GDDR3, pois esta última é bastante lenta para comportar modelos mais rápidos.
A verdade é que por trazer um chip sem grandes recursos, a memória máxima utilizada não passará dos 512 MB de qualquer forma.
Chip Gráfico
O chip gráfico serve basicamente para determinar a eficácia máxima alcançada pela placa de vídeo.
De acordo com tai especificações, é possível concluir os melhores desempenhos gráficos, por isso em relação às marcas mais conhecidas, o modelo GTX 690 é sem dúvidas o mais eficiente da NVIDIA, já o dispositivo HD7970 é o que possui melhor desempenho da AMD.
Todavia, vale destacar que tanto as versões mais antigas quando as mais recentes podem ser vantajosas, no entanto é necessário atentar-se à algumas características.
Em alguns casos, as versões mais antigas podem estar desatualizadas e não ser compatíveis com novas atualização de drivers, mesmo que tais modelos tenham sido as mais potentes em outras gerações.
Já as placas de vídeo mais modernas podem não ser tão duráveis, sendo preciso também conhecer previamente se o modelo é econômico em relação ao consumo.
Durabilidade
Infelizmente, o mercado tecnológico assim como os outros setores está cada vez menos interessado em entregar produtos com grandes durabilidades. No caso das placas de vídeo é preciso ficar atento principalmente aos comentários e recomendações dos usuários.
Tendo isso em vista, você poderá atestar que está fazendo um grande investimento, porém tal dispositivo terá longos anos de funcionamento, e o principal: sem perder a eficiência!
Recursos adicionais para Jogos
A maioria das pessoas procuram uma placa de vídeo para uso profissional ou para jogar, portanto se esse for o seu caso, é preciso procurar tais especificações para não fazer um investimento indevido ou desnecessário.
Por fim, muitas placas possuem recursos exclusivos e, primordialmente, você precisa decidir se precisa de um dispositivo que roda jogos leves casualmente ou jogos de última geração com um bom suporte de imagem e som.
Melhores Marcas de Placa de Vídeo
Algumas fabricantes atuam no desenvolvimento de placas de vídeos atualmente, porém a NVIDIA e AMD são, sem sombra de dúvidas, as principais no quesito inovação. Além disso, ambas as marcas dividem tal o número de vendas totais no primeiro lugar do mercado.
Primeiramente, a AMD (Advanced Micro Devices) é uma multinacional de origem norte-americana, mais especificamente na cidade de Sunnyvale, na Califórnia. Desde sua fundação no ano de 1969, a empresa é uma das líderes em vendas tanto em processadores quanto em placas de vídeo.
Já a Nvidia Corporation, também é uma empresa multinacional com sede na Califórnia. Por sua vez, tal empresa atua no fornecimento de produtos e acessórios eletrônicos para o ramo de computação e no setor automotivo.
Como você pode observar neste manual, claramente a Nvidia e a AMD lideram o setor, porém a Intel planeja lançar uma nova linha que irá disputar diretamente com estas marcas pelo topo do mercado.
A linha chamará Xe Graphics e deve entrar em circulação em breve com modelos de alto desempenho, na verdade, em janeiro deste ano, sua versão de entrada já foi lançada, na versão dedicada para desktops, chamada de Intel DG1 Xe Graphics.
Este modelo apesar de básico, conta com especificações interessantes, começando pela arquitetura Intel Xe LP de baixo consumo.
São outras características específicas deste modelo: 1700MHz de clock, 2,11 TFLOPs de poder computacional, 4GB de VRAM LPDDR4X, suporte ao codec AV e consumo de apenas 30W.
Com isso, a Intel já prepara seu novo lançamento que deverá ocorrer ainda em 2024 e chamará DG2 Xe Graphics, com previsões de 8GB de VRAM e suporte a Ray Tracing.
Portanto, você pode escolher dispositivos de outras marcas, mas prefira os modelos que contam com opções de garantia estendida, de pelo menos 1 ano.
Melhor Placa de Vídeo Custo Benefício
Encontrar uma placa de vídeo com bom custo benefício é essencial para compor seu computador ou notebook e obter melhores resultados do equipamento.
Primeiramente, é obrigatório ter em mente qual é o uso que você deseja ter de seu computador, ou seja, se irá utilizar apenas para funções básicas, ou se precisa de funcionalidades potentes, para longas horas ativas, tanto trabalhando em edições ou jogando.
Logo em seguida é preciso consultar todos os benefícios e os pontos negativos que tal placa pode ter, e por fim, analisar se o preço realmente é viável.
Partindo deste ponto, obviamente existem muitas opções nesta modalidade e cada máquina pode exigir algumas especificações próprias. Entretanto, é possível conhecer alguns modelos, que via de regra tenham um bom preço sem perder a qualidade.
A dica deste de dispositivo com o melhor custo benefício deste guia é, portanto, a placa de vídeo GeForce GTX 1660 da Gigabyte que conta com tecnologia Microsoft DirectX 12 e OpenGL 4.5, além de possibilidade de conexão simultânea com quatro monitores, com 1 porta HDMI extra e três DisplayPort.
Com o peso de 789 g e dimensões médias de 22,4 x 12,1 x 4 cm é preciso consultar anteriormente se o seu gabinete comporta tal aparelho.
Além disso, a GeForce GTX 1660 possui 7680 x 4320 pixels de resolução, 6 GB de memória GDDR5 e tecnologia de resfriamento Windforce, sendo indicado para uma variedade de jogos e programas pesados.
Por fim, esperamos que este guia tenha ajudado você a encontrar a placa de vídeo ideal para o seu computador, e caso ainda esteja indeciso, dê uma chance para uma das versões mais simples da NVIDIA ou da AMD, pois sem dúvidas você terá um resultado acima do esperado. Boas compras!