A placa mãe é um dos hardwares mais relevantes em um computador, portanto é necessário levar em consideração muitos aspectos para escolher a melhor peça para o seu aparelho. Assim sendo, é preciso saber qual placa mãe é compatível com o seu computador para não fazem um investimento inadequado.
Este artigo irá te ajudar a encontrar a melhor placa mãe para as suas necessidades. Listaremos também os 7 melhores modelos, das marcas mais importantes do setor, como ASUS, MSI, ASRock e Gigabyte. Não perca!
Melhor Placa Mãe de 2024
Ranking com as 7 melhores placas mães de 2024:
- Placa Mãe ASUS B550M-PLUS TUF GAMING DDR4 AM4
- Placa Mãe ASUS TUF Gaming X570-Plus
- Placa mãe Gigabyte X570 AORUS Elite
- Placa Mãe Asus Intel ROG STRIX Z490-H GAMING
- Placa Mãe ASRock X570 Phantom Gaming X
- Placa Mãe MSI MPG Z390M Gaming Edge AC
- Placa Mãe B550 Steel Legend ASRock
Caso você esteja montando um PC novo, ou até mesmo melhorando seu computador atual, a placa mãe é uma das peças você precisa dar uma maior atenção, já que por meio dela, todas as outras peças e acessórios do computador poderão funcionar corretamente.
A placa mãe é composta basicamente por uma série de componentes e circuitos eletrônicos, que atuam no fornecimento de energia para o funcionamento de outros hardwares que estiverem ligados ao computador primário.
Aliás, é de suma importância ter em mente que a compatibilidade das outras peças devem sempre ser comparadas com a placa mãe, tendo tal hardware com peça primordial para os outros dispositivos secundários.
Para exemplificar e para demonstrar a diversidade de opções que você pode escolher, separamos os 7 melhores modelos de placa mãe disponíveis para compra, desde opções com valores acessíveis até as peças com maior potência da atualidade. Compreenda:
Placa Mãe ASUS B550M-PLUS TUF GAMING DDR4 AM4
A primeira opção desta lista é a placa mãe B550M-PLUS TUF GAMING da Asus, sendo uma versão com ótimo sistema de refrigeração e que, ao mesmo tempo, apresenta vário recursos ideais para jogos.
O software AI Noise-Canceling Microphone (microfone com cancelamento de ruído) está presente nesta peça, conferindo uma capitação de áudio mais límpida, já que a taxa de sinal-ruído é de apenas 108 dB (decibéis).
Por outro lado, um ponto negativo deste hardware é a falta de um dissipador de calor no slot NVMe superior.
Por fim, a B550M-PLUS TUF GAMING possui compatibilidade com conexões via Bluetooth ou USB 3.2, além de controle de iluminação RGB. São outras especificações desta placa mãe da Asus: soquete AMD AM4, chipset AMD B550, dissipadores de calor no VRM, 2 GB de tecnologia de rede e suporte para PCIe 4.0 M.2.
Placa Mãe ASUS TUF Gaming X570-Plus
Outra opção muito potente da Asus é a placa mãe TUF Gaming X570-Plus, tal modelo é ideal para quem gosta de processadores AMD, sendo que essa marca tem ficado a cada ano mais próximo da Intel, entre as mais vendidas.
A placa mãe ASUS TUF Gaming X570-Plus é um hardware muito versátil, pois conta com o soquete AMD AM4, chipset AMD X570 e uma dimensão de 30,5 cm x 24,4 cm.
Este modelo foi desenvolvido entre a ASUS e outras marcas de grande relevância dentro da área, que participam do grupo de inovação e tecnologia chamado TUF Gaming Alliance.
São outras conexões compatíveis deste hardware: 7 USB, 1 HDMI, 5 conectores de áudio, DisplayPort, RJ45 e saída óptica na versão S/PDIF.
Portanto, dada a qualidade desta placa mãe, leve em consideração este alto investimento, para ter um computador de vasta complexidade.
Placa mãe Gigabyte X570 AORUS Elite
A Gigabyte é também muito importante neste setor, apesentando modelos muitos recursos adicionais. A placa mãe X570 AORUS Elite é uma das principais linhas desta marca, com o processador AMD Ryzen 3000 integrado, protetor térmico e USB frontal tipo-C.
Tendo isso em vista, tal placa mãe é altamente indicada para jogos. Há também, compatibilidade com os melhores processadores Radeon Vega Graphics, AMD 3ª Geração Ryzen e 2ª Geração Ryzen.
São pontos positivos e negativos deste modelo:
Placa Mãe Asus Intel ROG STRIX Z490-H GAMING
Sabendo da importância da ASUS para essa modalidade de hardware, na quarta colocação deste ranking temos o modelo ROG STRIX Z490-H.
Com o Intel Socket (soquete) 1200 para 10º geração, e com suporte para processadores Intel Core de até de 14 NM este dispositivo possui Interface da placa gráfica PCI-Express x16 e conector de alimentação principal com 24 pinos.
A Z490-H possui ainda memória RAM DDR4, sendo ideal para games de baixo até médio porte.
Placa Mãe ASRock X570 Phantom Gaming X
A placa mãe X570 Phantom Gaming X da ASRock é uma excelente escolha caso você esteja montando um PC gamer, já que possui soquete AMD AM4 e chipset AMD Premium X570.
Além disso, este hardware suporta até 4 soquetes DIMM adicionais de até 128 GB, fácil instalação, design moderno e um sistema de refrigeração de última geração.
Por outro lado, temos a dificuldade de atualização do armazenamento desta placa mãe. Veja os prós e contras deste dispositivo:
Placa Mãe MSI MPG Z390M Gaming Edge AC
A MPG Z390M Gaming Edge AC da MSI, por sua vez, é uma das melhores opções de placa mãe com Intel micro-ATX.
Isto posto, esta placa mãe apresenta soquete LGA-115, chipset Intel Z390 e comporta até 2 soquetes DIMM de, no máximo 32 GB.
Tal placa mãe possui um custo alto, porém apresenta uma série de funções secundárias e conta com um design compacto e moderno. Mesmo tendo pequenas dimensões, este dispositivo possui ainda dois slots M.2, suporte a SLI e Crossfire.
Placa Mãe B550 Steel Legend ASRock
Ao final, temos na sétima colocação deste ranking o modelo B550 Steel Legend da ASRock, sendo o mais indicado para otimizar tanto o HD quanto o SSD.
De maneira geral, tais hardwares de armazenamento influenciam tanto na capacidade quanto na eficiência do aparelho.
A placa mãe ASRock B550 Steel Legend apresenta um chipset AMD B550 e soquete AMD AM4, além de contar com muitas conexões disponíveis, bem como: USB C, RJ-45, saída óptica SPDIF e conectores de áudio.
Tipos de Placa Mãe
Os modelos de placa mãe são diversificados em três tipos ou formatos, são eles: Mini ITX, ATX (ou Standard ATX) e Micro ATX. Tendo isso vista, ter em mente as dimensões de sua placa mãe é essencial para compreender se as mesmas irão ser compatíveis com seu gabinete ou com os outros dispositivos do aparelho.
Além disso, o número de slots e portas, assim como as conectividades, são outros aspectos que diferenciam cada modalidade.
Compreenda, a seguir, todas as diferenças e semelhanças entre cada categoria de placa mãe:
ATX (Standard ATX)
Primeiramente, temos os modelos mais convencionais, encontrados em grande parte dos computadores tradicionais que é o ATX. Via de regra, os modelos desta categoria possuem uma porta gráfica para conexão com a melhor placa de vídeo e um total de 6 conectores para os componentes secundários da CPU.
Estes dispositivos mais usuais, possuem tais medidas: 305mm x 244mm.
Micro ATX
Esta modalidade diferencia-se parcialmente do ATX comum por ser mais compacta e leve.
De maneira geral, todas as versões contam com, pelo menos 1 conector AGP e 3 portas PCI. O Micro ATX conta com as seguintes medidas: 244mm x 244mm.
Mini ITX
Por fim, a categoria denominada como Mini ITX corresponde aos hardwares mais compactos do mercado, ideal para as versões mais tecnológicas de computadores.
Aliás, tal modalidade conta apenas com um conector PCI. São as dimensões padrões, destas versões: 170mm x 170mm.
Embora estas três modalidades sejam as principais, atualmente é possível encontrar algumas variações, como é o caso da placa mãe EATX.
A categoria EATX corresponde às placas mais robustas, sendo altamente indicadas para computadores gamers ou onde você pretende conectar muitos hardwares adicionais.
Por conseguinte, é de suma importância ter certeza qual é a categoria que pertence ao seu equipamento, para não investir em um dispositivo que não seja compatível com as suas necessidades ou preferências, evitando assim perdas desnecessárias.
Como escolher a Melhor Placa Mãe
Como já é de conhecimento popular, a qualidade de uma placa mãe irá demandar bons componentes secundários para ter um aparelho de alta complexidade. Portanto, é necessário prestar atenção também em relação às principais características de cada versão.
Partindo do pressuposto que você já escolheu a modalidade de placa mãe que combina com seu gabinete, o próximo passo é delimitar a faixa de preço que você deseja investir.
Sequencialmente, é preciso listar os principais parâmetros para a sua pesquisa e comparar todos os aspectos que são imprescindíveis para o seu caso.
Para facilitar suas buscas, listamos os principais critérios de compra, que não podem ser esquecidos para este tipo de produto, bem como: conexões, tipos de portas, slots de memória RAM, chipset, placa de vídeo, recursos extras, entre vários outros.
Portas e Conexões
O número de conexões é muito importante nas placas de vídeo, já que por meio delas você terá a possibilidade ou não, de ter uma maior conectividade com outros aparelhos ou componentes adicionais.
Além do mais, conhecer a quantidade de dispositivos que você precisa conectar à placa mãe ou ao computador, é de vasta notoriedade para saber o número de entradas e saídas que será obrigatório em seu dispositivo.
Obviamente, sempre há possibilidades de ampliar o número de portas, através de outros slots de expansão, todavia já que você está realizando um investimento, é viável optar por uma versão ideal para todas as suas conexões.
Via de regra, nestes aparelhos você pode encontrar uma variedade imensa de conexões, e cabe a você selecionar as melhores opções.
São exemplos de portas e saídas encontradas nos modelos convencionais ou tecnológicos de placa de vídeo na atualidade: USB 3, USB 2, USB C, P2/S (entrada de áudio), HDMI e DisplayPort (entradas de vídeo).
Na sequência, observe também se o modelo escolhido conta com conectividade via Wi-Fi e Bluetooth, além de conectores SATA disponíveis.
Memória RAM
Assim como na maioria dos dispositivos eletrônicos, a memória RAM da placa mãe, deve ser consultada previamente.
A memória RAM é responsável por armazenar todas as informações e dados do computador, propiciando uma maior velocidade de todos os processos. Sendo assim, quanto maior for sua capacidade, melhor o desempenho do aparelho primário.
Com isso, sempre verifique se tal placa mãe é compatível com o tipo de tecnologia da memória RAM, para não interferir na eficiência geral da máquina.
As principais tecnologias de memória da atualidade, são: DDR3, DDR4, DDR5 ou até DDR5x, sendo a DDR4 utilizada com maior frequência.
Posteriormente, verifique a velocidade de barramento flexível do aparelho, ou seja, atente-se também se a placa mãe suporta as peças que você implementar ao computador futuramente, para não ter que modificar a placa mãe e consequentemente, precisar investir em outras peças compatíveis.
Por fim, a quantidade de memória geral necessária também deve ser analisada, já que para ser considerado um bom investimento, a placa mãe precisa ser ajustável aos módulos de memória PC3200 DDR-SDRAM ou DIMMs DDR2.
Chipset
O chipset, por sua vez, serve como um capacitador da fluidez dos dados emitidos pela placa mãe. Desta maneira, existem diversos modelos de chipsets, por isso ter em mente quais as compatibilidades o dispositivo possui é imprescindível para saber se o investimento é viável.
Para exemplificar, temos vários modelos de chipset disponíveis na atualidade, sendo os principais: Intel B360, Intel H370, Intel Z390, Intel X299, MD A320, AMD B450, AMD X470, AMD X399, entre outros.
Confira abaixo o detalhamento de cada chipset e confira qual melhor combina com suas preferências:
- Intel B360: esta primeira opção não apresenta suporte para overclock nem para RAID, sendo portanto, uma das versões mais básicas, tendo compatibilidade apenas com unidades SSD. Assim sendo, este chipset é ideal para computadores básicos até intermediários;
- Intel H370: Assim como a versão anterior, o H370 não tem capacidade para de realizar overclock, mas já suporta tanto unidade RAID quanto SSD;
- Intel Z390: Sequencialmente, o Z390 é o primeiro de nossa lista que aceita overclock, sendo possível rodar jogos ou programas de gerações atuais. Por outro lado, deixa a placa mãe com um valor agregado mais superior;
- Intel X299: Este chipset da Intel, é outra opção de alta superioridade, tendo capacidade para uma série de tarefas simultâneas;
- AMD A320: É a versão mais básica da AMD, sendo utilizada nos dispositivos mais simples e baratos, suportando apenas uma placa de vídeo e sem overclock;
- AMD B450: É uma opção mediana, tendo capacidade para overclock e, até duas placas de vídeo;
- AMD X399: Por fim, a última opção desta lista pertence também à AMD, ideal para dispositivos de alta tecnologia e potência, comportando várias placas de vídeo.
Placa de vídeo
Sequencialmente, as placas de vídeo também apresentam um percentual importante na funcionalidade central da placa mãe, já que ambas precisam ser compatíveis e trabalhar em sintonia para gerar o resultado esperado.
Em relação aos computadores gamers, normalmente é necessário efetuar a instalação de uma ou mais placas de vídeo adicionais para ter um funcionamento aceitável, no entanto, saber se a placa mãe suporta tais procedimentos é indispensável.
Recursos Extras
Por fim, após relacionar todos estes parâmetros, tem-se ainda os recursos extras que podem gerar ainda mais benefícios para um produto. Por outro lado, sempre consulte se tais funções não agregam um valor tão alto ao equipamento, o que pode tornar a compra inviável.
Os principais recursos adicionais que uma placa mãe pode ter, vão desde LEDs de diagnóstico, suporte de rede Wi-Fi, até portas ethernet e conexões secundárias.
Além destes benefícios, é muito válido investir em uma placa mãe que possua também a função overclock ou até mesmo maiores possibilidades de slots de expansão.
A qualidade dos circuitos também é muito importante para um dispositivo completo, portanto se você utilizará o computador para funções complexas, dê preferência para capacitadores de alta eficácia.
Desta forma, se o aparelho irá ser voltado apenas funções básicas, não há a necessidade de circuitos tão superiores, pois tal recurso costuma encarecer muito o dispositivo.
Ao final, tanto o preço quanto a garantia desta peça é essencial, principalmente se você está investindo em uma marca que ainda não possui tanta relevância, sendo portanto, uma escolha mais segura.
Melhores Marcas de Placa Mãe
A placa mãe, por ser um hardware tão significativo para os computadores, possui muitas empresas com suas atividades voltadas para esta categoria, dando opções tecnológicas e convencionais ao consumidor.
Deste modo, são as principais marcas fabricantes deste produto: ASUS, MSI, ASRock e Gigabyte. Além destas, outras marcas também apresentam aparelhos nesta modalidade, porém com menos expressão.
Entre as marcas citadas acima, a Asus possui o maior número de vendas e recomendações positivas, enquanto a ASRock e a Gigabyte dividem igualmente a segunda posição neste ranking.
A Asus é uma empresa multinacional produtora de eletrônicos e hardwares, sendo fundada no dia 2 de abril de 1989 em Taiwan. A marca é conhecida ainda, pela produção de smartphones e notebooks de ótima qualidade.
Ter uma placa mãe produzida por uma fabricante de confiança é muito importante, pois com o tempo estes dispositivos podem falhar ou apresentar mau funcionamento, principalmente pela má distribuição do calor ou pela refrigeração baixa.
Prefere uma outra marca? Sem problemas! Todavia, exija um garantia de um ou dois anos, no mínimo.
Melhor Placa Mãe Custo Benefício
Comprar um dispositivo de qualidade, com muitos recursos e ainda pagar um valor baixo é muito válido, não é mesmo? Para isto, basta fazer uma pesquisa com os critérios de compra listados nesta manual sobre a melhor placa mãe de 2024!
Sabe-se, que muitas marcas disponibilizam modelos de entrada ou versões básicas. No entanto, ter somente um preço acessível não é sinônimo de custo benefício, para tal denominação é obrigatório ter muitas funcionalidades extras.
Obviamente, uma placa mãe para ter um bom custo benefício, precisa ser compatível com o seu computador, tornando esta definição muito subjetiva. Contudo, para te fornecer um exemplo válido, este guia concluiu como melhor opção em custo benefício, o modelo ROG Strix B550-E da Asus.
Este modelo tem um ótimo preço, sendo muito mais acessível do que boa parte dos dispositivos pertencentes à mesma categoria de placa mãe. Com o soquete AMD AM4, chipset AMD B550, tal placa corresponde à modalidade ATX.
São outras especificações do ROG Strix B550-E: suporte de memória para 4 soquetes DIMM de até 128 GB, conector USB tipo C, ótimo dissipador de calor M.2 (ASUS Thermal Solution), suporte multi-GPU com Nvidia 2-way GPU SLI e AMD 3-way Crossfire.
Todos estes benefícios combinam ainda com a fácil instalação e configuração prática, sendo portanto, portanto ideal para jogos e outras funções mais pesadas.
O único ponto negativo do ROG Strix B550-E é o suporte de CPU com certa limitação. Com isso, se você busca um aparelho novo para seu computador, ou pensa em montar um PC do zero, esta placa mãe da Asus é um excelente escolha.
Seguindo o mesmo raciocínio, mesmo que você esteja à procura de um aparelho superior, nunca deixe de consultar a quantidade de recursos positivos que o mesmo possui em função do preço, para efetuar um investimento adequado.
Finalmente, neste guia você teve à sua disposição todas as dicas e dados necessários para encontrar a placa mãe ideal para o seu computador. No entanto, se permaneceram dúvidas, continue suas buscas utilizando os critérios de compra e parâmetros de comparação disponibilizados neste manual!